quarta-feira, 6 de maio de 2015

H.I.V.E. Híper Instituto de Vilania Extraordinária (#1)

Autor: Mark Walden
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 288
Editor: Booksmile
ISBN: 9789897073182

Sinopse:
H.I.V.E. é uma escola supersecreta de vilania aplicada onde jovens com um dom precoce para o mal desenvolvem os seus talentos. Afinal de contas, «os vilões têm as melhores engenhocas e usam os fatos mais fixes».
O problema é que os alunos estão lá contra a sua vontade, e não podem sair antes de se formarem. E nenhum vilão gosta de estar encarcerado!
Dois novos alunos destacam-se: Otto Malpense e Wing Fanchu. São ambos excecionais, cada um ao seu estilo, e não estão nada interessados em ser aprisionados durante seis longos anos...


Opinião:
Sim, é verdade, este é um livro juvenil. Não um livro para adolescentes, mas 100% juvenil, o que em muitas ocasiões me poderia deixar de pé atrás. Mas depois de ler a sinopse, foi-me impossível resistir. Afinal de contas, quem é que não gosta de ler um pouco sobre miúdos que demonstram um certo jeito (e mesmo um pouco de felicidade) ao entrarem em sistemas do governo e a gozarem com governantes de grandes países?

Otto Malpense sempre fora uma pessoa livre. Tendo sido deixado em pequeno à porta de um lar de acolhimento, um local regido por freiras e padres que queriam fazer o melhor pelo mundo, Otto sempre reconhecera aquele lar como a sua casa, sendo desde cedo notado o seu enorme gosto pela aquisição de conhecimento, demasiado avançado para a sua idade e até mesmo próprio bem. Com demasiado tempo livre e decidido a divertir-se com algo, Otto toma uma decisão que leva a que a H.I.V.E. lhe tome atenção.

A H.I.V.E. é uma instituição secreta que tem como objetivo treinar os melhores super vilões de todo o mundo. Crianças que demonstram inteligência e imaginação para criarem novas técnicas de tortura, destruição e até mesmo extinção. E chamar-lhes a atenção foi a pior coisa que Otto fizera... embora a mais divertida de todas! No caminho conhece muitas pessoas que conseguem igualar a sua inteligência sem igual, vendo-se a si mesmo em diversos alunos da escola, desde o estudante asiático calado e com qualidades igual às de um ninja, à loira sem cérebro que acaba por provar ter uma história mais obscura do que julgavam, H.I.V.E. é uma instituição como nenhuma outra e com personalidades que não se encontram em mais lado nenhum do globo.

Fiquei positivamente admirada com este livro. É um livro em que o autor conseguiu pôr um pouco de tudo, com um ritmo alucinante que prende qualquer leitor do início ao fim, tenha que idade ele tiver. Na narrativa temos vilões que ainda nem sabem que são vilões, cujos passados conhecemos e futuro queremos passar a conhecer. Temos drama, ação, romance e até mesmo comédia, tudo nas quantidades ideais.

A melhor decisão do autor neste livro foi escrevê-lo do ponto de vista de Otto. O ponto de vista de um futuro supervilão acaba por tornar a leitura muito mais irónica e divertida, e este foi um dos grandes pontos positivos. Admito que não esperava pelo final deste livro, embora o restante seja um tanto ou quanto previsível. Mas o que prende neste livro não é propriamente a história, mas a forma como as personagem vivem a história. Elas são a vida de toda a narrativa e é graças a elas que não conseguimos parar de ler.

Um livro que recomendo a todos e que de certeza que irão adorar e passar um excelente bocado durante a sua leitura!

1 devaneios:

Vanessa Montês disse...

Obrigada :)

Enviar um comentário