terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A Lâmina

Autor: Joe Abercrombie
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 624
ISBN: 9789895578382
Coleção: 1001 Mundos

Sinopse:
A sorte de Logen Novededos, bárbaro infame, esgotou-se finalmente. Apanhado num combate em que não se deveria ter envolvido, está prestes a tornar-se um bárbaro morto, deixando para trás apenas canções más e amigos mortos.
Jezal dan Luthar, modelo de egoísmo, não tem em mente nada mais perigoso do que conquistar a glória no círculo de esgrima. Mas a guerra aproxima-se e, nos campos de batalha do Norte gélido, luta-se com regras muito mais sangrentas.
Ao inquisidor Glokta, torturado convertido em torturador, nada agradaria mais do que ver Jezal regressar a casa num caixão. Mas também é verdade que o seu ódio será extensível a todos os que conhece. Extirpar a traição no coração da União, uma confissão de cada vez, não deixa grande espaço para amizades e o mais recente rasto de cadáveres poderá conduzir directamente ao coração enfermo do governo... se conseguir sobreviver durante tempo suficiente para o seguir...


Opinião:
Quando peguei neste livro sinceramente não sabia o que esperar dele. Por um lado a sinopse prometia algo muito bom, por outro lado não me estava muito a apetecer ler este género de livro. Mas mesmo que estivesse com expectativas, tenho a certeza absoluta que seriam ultrapassadas, porque este livro é fantástico! Uma excelente forma de começar o novo ano!

Neste primeiro livro da trilogia A Primeira Lei, é-nos apresentado um novo mundo, um mundo dividido na "União" e o Norte, duas frações em constante guerra.

O Inquisidor Glokta é um homem sofredor. Tendo sido um grande guerreiro fora capturado e torturando durante longos anos a fio, ficando aleijado para o resto da vida. Coxo, cheio de dores e com uma boca desdentada de uma maneira pouco ordotoxa, Glokta nada tem a perder, sendo o torturador da União. Temido por todos e odiando todos na mesma quantidade, é uma personagem solidária, que passa os dias entre o sofrimento causado pela tortura por que passou e a felicidade que encontra ao torturar as suas vítimas a fim de obter informações e confissões.

Enquanto Glokta sofre com saudades do passado e dores do presente, conhecemos Jezal dan Luthar, um jovem militar de altas famílias. Uma personagem egoísta, fútil e cujos dias são passados entre os treinos de esgrima, algo que prometeu ao pai sendo uma promessa que não podia deixar de cumprir, e os bares. Uma personagem que para além de ser de boas famílias é inteligente, forte e que com esforço conseguiria tudo o que queria. Mas a sua vida ensinou-lhe que pertencendo à classe mais importante do reino tudo o que ele queria vinha ter directamente com ele, fazendo com que ele vivesse a vida pela regra do menor esforço, algo que muda radicalmente quando Ardee West, a irmã forte, bela e decidida do oficial Collem West, um plebeu que subiu na vida através do trabalho árduo, lhe diz na cara e sem vergonha que ele é um fraco, uma desistente e que nunca se esforça por nada, algo que também lhe é dito indirectamente por Glokta.

Já do outro lado deste mundo, no Norte, conhecemos Logen Novededos, um bárbaro em todo o significado da palavra. Com uma cara que mais parece um alvo de esgrima e com um porte assustador, qualquer pessoa se encolhe de medo ao vê-lo. Conhecido por todo o norte por ter sido o grande assassino às ordens do rei do Norte, é conhecido como Novededos devido à falta de um dos dedos de uma das suas mãos e é um assassino demasiado hábil para ser real. Contudo, embora o seu passado seja do mais sagrento existente, Logen está cansado, está farto de matar e decide fazer de tudo para não o voltar a fazer. Perdido depois de fugir da morte, apenas quer viver de forma honesta e sem matar, mas parece que os problemas gostam demasiado dele e Logen acaba por conhecer Bayaz, o primeiro Mago, um homem que parece ser inocente e fraco mas que não admite que lhe faltem ao respeito e cuja personalidade consegue transformar-se de um cordeirinho manso num assassino em menos de um segundo. Um mago que tem grandes planos para Logen.

ADOREI! Este livro foi simplesmente fantástico! Prendeu-me deste o início ao fim e embora seja um livro grandinho, grande parte dele é escrito em diálogo, um diálogo que mostra como as personagens são, irónico, directo e ao mesmo tempo divertido, o que faz com que se leia mais depressa do que esperava. Com uma escrita fenomenal, uma história nova e fresca o autor cria personagens que desde o início prendem-nos ao livro, personagens que estão a baloiçar entre o bem e o mal, personagens que criam em nós essa mesma dúvida, serão boas? Ou más? Talvez um pouco das duas coisas...

Um livro fascinante e uma trilogia a ter em vista. Estou cheia de vontade de ter o próximo volume nas minhas mãos!!

3 devaneios:

Elphaba disse...

Com uma opinião destas fiquei cheia de vontade de pegar no meu exemplar :)

Anónimo disse...

Gostei mesmo muito deste livro Elphaba e não estava nada à espera! Lê que não te vais arrepender :D

milureis disse...

Também gostei muito deste livro,espero que os outros não demorem muito.

Enviar um comentário