quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Praia da Memória

Autora: Nancy Thayer
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 280
Editor: Noites Brancas
ISBN: 9789899711624

Sinopse:
Lexi e Clare são as melhores amigas. Cresceram juntas na pequena ilha de Nantucket, onde partilharam as habituais brincadeiras de criança, as primeiras paixões da adolescência e os seus segredos e desejos mais íntimos. Muito do tempo de ambas era passado no seu esconderijo secreto: a praia das Conchas-Lua, um lugar mágico, onde o futuro parecia cheio de promessas. Tal como o refluxo das marés, a amizade das duas oscila entre os desejos de uma e as ambições de outra. Até que, aos dezanove anos, Lexi deixa a ilha, optando por uma vida de luxo, longe de tudo e de todos, e Clare permanece no lugar onde sempre viveu. Dez anos depois, Lexi farta-se de uma existência vazia e regressa à ilha, determinada em reconciliar-se com os pais, Clare e, acima de tudo consigo própria. Dez anos de ausência têm o seu peso e a reunião das amigas não é fácil, apesar de tudo o que viveram juntas. Lexi interroga-se então se a felicidade e a união que outrora haviam partilhado na praia das Conchas-Lua serão tão fugazes como o tempo e a maré…


Opinião:
Quando li a sinopse pensei que fosse uma daqueles livros que eu tenho noção que gosto, mas cuja leitura é mais lenta. E posso dizer que foi impossível que esta leitura fosse lenta, porque enquanto não li o livro todo, não me consegui separar dele!

Este livro é uma história simples sobre a amizade entre duas meninas que se tornaram adolescentes e mais tarde mulheres decididas e ter uma vida excelente. Clare e Lexi nasceram juntas na ilha de Nantucket, uma pequena ilha onde todos se conhecem e que é muito conhecida pelo turismo crescente na altura do Verão. Inseparáveis, partilhavam tudo entre elas, mesmo sendo pessoas muito diferentes. Clare sempre foi uma verdadeira dona de casa, desde de criança, brincando às casinhas e princesas. Já Lexi era uma aventureira, cujo sonho era sair finalmente da ilha e descobrir o mundo, enquanto o pintava. Mas esta realização de sonhos saiu-lhes muito cara. Custou-lhes a amizade sincera que tinham.

As personagens deste livro são muitíssimo simples e não são muito desenvolvidas e mesmo os diálogos não são diálogos de melhores amigas, nem de amigas que se passaram a odiar e que tinham acabado de fazer as passes. Aliás, os diálogos são como de pessoas que mal se conhecem, o que por um lado até é verdade, visto que passaram 10 anos sem se falarem. O final também foi meio conto de princesas tornado realidade, mas isso é o que faz o livro ser tão querido.

Este é um livro simples, mas muitíssimo terno. A autora tem uma escrita muito simples e fluída e leva-nos ao centro da acção. Este é um livro que mostra uma realidade demasiado cor de rosa, por assim dizer, pois embora as personagens tenham os seus maus momentos, de imediato algo acontece que trata disso de imediato e fica tudo bem de novo. Mas sinceramente foi isso que me fez não largar o livro enquanto não o lê-se. O facto de o livro nos fazer escapar à realidade, fazer parecer que tudo fica bem de um momento para o outro, que por vezes há erros podem de imediato ser emendados de formas mais simples do que parecem.

Um livro bom para ler, sem expectativas de uma história de tirar a respirar mas com uma história calma e bonita que nos acalma e faz-nos passar uma boa tarde de leitura.

4 devaneios:

B. disse...

A tua opinião despertou ainda mais a minha curiosidade relativamente a este livro...

bju

Anónimo disse...

É um livro muito terno ^^

Experimenta lê-lo :D

Carla disse...

Vai comigo na bagagem para férias;) obrigada pela maravilhosa opinião.
Beijocas e boas leituras;)

Anónimo disse...

Fazes bem :D

É daquele género de livro fantásticos para ler na praia ^^

bjs*

Enviar um comentário