quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Primeiro Amor

Autor: James Patterson e Emily Raymond
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 288
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898626295

Sinopse:
Baseado em acontecimentos reais da vida de James Patterson.
Axi Moore era uma aluna aplicada. Mas não gostava de dar nas vistas e não contava a ninguém que o que realmente desejava era fugir de tudo. A única pessoa no mundo em quem confiava era Robinson, o seu melhor amigo, por quem estava secretamente apaixonada.
Quando finalmente decide seguir os seus impulsos e quebrar as regras, Axi convida Robinson para a acompanhar na sua longa viagem. Uma jornada intempestiva, marcada pela paixão oculta e pelo desejo de descobrir o mundo. Mas o que no início era apenas uma aventura livre e despreocupada em breve vai tomar um rumo perigoso e incontrolável.
Envolvidos numa sucessão de acontecimentos violentos e dramáticos, os protagonistas são colocados à prova das mais variadas formas. Poderá a primeira grande paixão das suas vidas sobreviver a tudo, até que a morte os separe?
Um romance notável e extraordinariamente comovente, inspirado no próprio passado de James Patterson. Um testemunho impressionante sobre a força do primeiro amor e as suas consequências para o resto das nossas vidas.


Opinião:
James Patterson é um dos autores mais conceituados a nível mundial. Autor de dezenas de livros, muitos deles tendo alcançado o número um na lista de livros mais vendidos. Este é um romance que foi baseado no seu primeiro amor, e devo dizer que foi ao descobrir que tinha sido baseado em algo real do autor que fiquei com curiosidade em saber mais e em ler este livro.

Axi é a menina certinha, aliás, por alguma razão Robinson lhes chama MC, certo? Axi nunca falta a aulas, nunca faz nada sem ter ponderado totalmente o assunto, não é mal educada... É o modelo de rapariga correcta. Já Robinson é totalmente o contrário. Falta a todas as aulas que consegue, é desbocado, sempre pronto para uma nova aventura e um verdadeiro mulherengo. Duas pessoas que são muitíssimo diferentes, mas que acabam por se tornar os melhores amigos.

Axi decide que quer sair de casa, sem dizer nada a ninguém, e ir conhecer o mundo. Mas não quer desfrutar dessa aventura sozinha e por isso acaba por falar sobre isso a Robinson, que aceita de imediato o convite e vai com ela na maior e mais inesperada aventura das suas vidas. Uma aventura onde se ficam a conhecer melhor, os seus sentimentos, medos e onde constatam que a vida não é infinita, por isso convém vivê-la ao máximo.

Muito sinceramente? Este livro foi diferente do que esperava. E percebi isso mal li a inscrição inicial que o autor escreveu no livro, mesmo antes de começar a história. Uma pequena inscrição onde o autor fala de um antigo amor, uma pessoa que numa saída juntos, do nada cai ao chão e começa em convulsões, sendo que acaba por falecer passado dois anos de cancro. E dizia que esta história era baseada nela. Quando li isso percebi de imediato que o livro iria abordar este assunto tão sensível, cancro. Um assunto cujo aparecimento na história, embora preparada anteriormente pela inscrição do autor, me chocou.

Isso acontece porque este livro é separado em dois grandes "capítulos". No primeiro vemos a alegria que as nossas personagens vivem juntas, a aventura, a descoberta do amor. No segundo, de um momento para o outro relembramos-nos da inscrição inicial do autor ao abrirmos o livro, o que sabíamos que esperávamos neste livro e que ainda não tinha acontecido. Com isso ficamos a saber como é que as duas personagens se conhecem, como é que começaram a dar-se uma com a outra e porque se sentem tão unidas.

Este é um livro com uma escrita rápida e muitíssimo simples, que no início não me prendeu a 100%, mas cuja segunda parte, por muitíssimo triste que fosse, acabou por me prender mais e acabou por ser um bom livro, que eu queria ler até ao fim para saber o que iria acontecer aos dois jovens e como é que a sua aventura acabaria.

Um livro cujo final acabou por me entristecer, mas é uma grande recordação do primeiro amor de James Patterson, a quem este livro é totalmente dedicado.

0 devaneios:

Enviar um comentário