sábado, 13 de junho de 2020

O Crime do Vencedor


Autora: Marie Rutkoski
ISBN: 9789898849809
Edição ou reimpressão: 11-2016
Editor: TopSeller
Páginas: 352

Sinopse:
Após dez anos, os Herrani, liderados por Arin, tomaram a sua terra de volta. Para impedir que a poderosa armada valoriana invadisse Herran e provocasse um banho de sangue, Kestrel aceitou casar com o príncipe herdeiro de Valoria.
O noivado causa sensação no reino, mas Kestrel sente-se uma prisioneira no palácio, sob a vigilância apertada do imperador que não confia totalmente nela. E com razão: Kestrel encontrou uma forma de passar informações secretas para ajudar o povo herrani, e está perto de descobrir um segredo chocante.
A paz com Valoria tem um preço demasiado alto e Arin procura novos aliados além-fronteiras. Ao mesmo tempo, ele debate-se com a decisão de Kestrel em se casar com o príncipe. Sem saber que ela é a espia que o está a ajudar no esforço de guerra, Arin decide arriscar tudo e tentar desvendar a verdade, mas esta poderá ser muito mais perigosa do que ele imagina.


Opinião:
ADOREI, adorei, adorei! Tem-me sabido mesmo bem voltar do "estado dormente" em que não lia livros, para este estado mais energético em que leio os livros que estão há meses parados na minha cabeceira (este livro está na mesa de cabeceira desde que me mudei para esta nova casa, em setembro do ano passado), foi um livro que me prendeu e com as férias calma que estou a ter, consegui voltar a esta minha paixão que sempre me deixou feliz.

Kestrel numa pensou estar naquele jogo de poderes. Depois de ter decidido entrar nele para salva Arin e o povo deste, agora Kestrel tem que aprender a sobreviver numa corte que está à espera que ela faça erros. Erros que levarão à perda não só da sua vida, mas de todos aqueles que gosta, o que inclui Arin. Tem assim que entrar no jogo e aprender rapidamente a jogá-lo bem, tendo que satisfazer o rei mas em simultâneo arranjando sempre a solução que levará a que menos vidas se perdam. Um equilíbrio que não é de todo fácil, especialmente quando cada lado a empurra e puxa à sua própria maneira.

Este livro pertence a uma trilogia e comprei-o na feira do livro do ano passado. Lembro-me do anterior por alto mas posso dizer que consegui seguir muito bem a história e fiquei presa do início ao fim. Do que me lembro da escrita da autora posso dizer que esta melhorou, a história está mais coesa e o seguimento mais fluido.

Das personagens admito que adorei as poucas aparições do principe herdeiro, Vexen. Um príncipe que se demonstra por fora conformado, mas que na realidade apenas é paciente e sabe que é nessa paciência que poderá alterar algo no reino. Alguém revoltado mas que tem uma humanidade e carinho superior a qualquer outra personagem do livro.

Arin precisava de levar uns bons estalos para perceber o que estava a acontecer. Para alguém que fez um jogo tão grande no primeiro livro, parece que perdeu parte da estratégia neste livro. Já Kestrel é uma personagem curiosa. Quer fazer o bem apesar de estar do lado "do mal" e todos os seus esforços que são para terminar com a guerra acabam por lhe colocar cada vez mais dúvidas na mente. É uma personagem que gostei de acompanhar porque sinto-a real, inteligente mas demasiado sentimental.

Agora, o problema é que o primeiro livro saiu a meio de 2016 e este segundo a meados de 2016, ou seja a editora não deve terminar a coleção... cheira-me que tenho que ler o 3º e último livro em inglês...

Recomendo totalmente!!

0 devaneios:

Enviar um comentário