sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Planície dos Espelhos

Autor: Gabriel Magalhães
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 224
Editor: Difel
ISBN: 9789722909754
Colecção: Literatura Portuguesa

Sinopse:
Este livro é mágico. O leitor deverá pegar nele com todo o cuidado. Nunca se sabe bem o que pode acontecer quando alguém folheia as páginas deste romance. A protagonista, Marta, uma professora universitária, parte para uma viagem que a levará a encontrar-se com um fantasma que lhe pede boleia, à noite, numa estrada alentejana. O espectro voltará a aparecer no dia seguinte, assombrando a sua vida. Mas a maior surpresa acontece quando o fantasma surge na vida do autor - e também na existência de cada leitor deste romance. Porque Planície de Espelhos leva às últimas consequências a magia da literatura.


Opinião:
Uma palavra para descrever este livro...? Estranho. Sim, sem dúvida alguma que diria estranho.

Marta é uma professora universitária que faz uma viagem para ir comentar a tese de mestrado de uma aluna, a pedido do seu anterior mentor. Antes de ir para o Alentejo, o seu destino, vai jantar com o "aprendiz" do seu ex-professor e a sua amiga colorida. Após o jantar ao dirigiram-se para o destino inicial encontram um rapaz a pedir boleia. Esse rapaz tinha um aspecto estranho, daí que não pararam. Mas o estranho acontece a seguir, quando uns quilómetros à frente encontram o mesmo jovem a pedir boleia! É aí que a verdadeira história acontece, desenvolvendo-se imensos assuntos, como por exemplo a morte e a vontade de a ultrapassar e viver.

Foi um livro que inicialmente não me absorveu muito, pois achei muita descrição, mas à medida que vamos avançado na leitura e vamos descubrindo a história, o porquê desta, as explicações lógicas e não lógicas de todas as histórias...

O autor tem uma escrita muito bela, escreve de uma forma que apenas consigo descrever como lindíssima e muito calma e adorei a separação do romance nas suas várias parte. A terceira parte, em que fala o autor, foi uma surpresa extrema, mas deu para perceber imensas coisas que ao longo do livro nos tenham escapado. Não vou desenvolver muito porque o mais belo desta história é sem dúvida as surpresas que vimos ao longo das suas páginas e o significado que tiramos delas!

Um muito bom livro sem dúvida, que nos faz perceber e pensar em como aproveitamos a vida.

2 devaneios:

Pedacinho Literário disse...

Pronto crazy, se antes já andava curiosa em ler este livro, então agora com a tua opinião .... Nem te digo! x)

Bjinho

Jojo disse...

É realmente estranho! Mas muito bom!

Bjs*

Enviar um comentário