quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Autora Galardoada

A Porto Editora orgulha-se de informar que Halima Bashir, autora de Lágrimas do Darfur, foi este ano galardoada com o Prémio Anna Politkovskaya da RAW in War (Reach all Women in WAR).

Halima Bashir foi a primeira mulher a quebrar o silêncio e a denunciar os abusos sexuais no Sudão, tornando-se assim voz da luta, de resistência e de coragem em todo o mundo. Por tal pagou um elevado preço: foi presa, torturada e molestada, mas isso não a impediu de continuar a manifestar-se contra estes crimes e escreveu um livro, publicado pela Porto Editora em 2009, intitulado Lágrimas do Darfur, que é um grito de alerta contra o esquecimento e um despertar das consciências para um dos maiores dramas do século XXI.

O Prémio Anna Politkovskaya é dado anualmente pela RAW in War (Reach all Women in WAR), uma organização que luta pelos direitos das mulheres que trabalham em países em guerra ou zonas de conflito. Anna Politkovskaya foi uma jornalista russa, porta-voz de fortes críticas ao governo, e foi assassinada a 7 de Outubro de 2006. É nessa data que, todos os anos, é homenageada uma mulher de uma zona de conflito que, como ela, defendeu os direitos do Homem, colocando muitas vezes a sua vida em risco.

0 devaneios:

Enviar um comentário