domingo, 9 de janeiro de 2011

Uma questão fundamental da dignidade humana

No dia 13 de Janeiro chega às livrarias o mais recente livro de Laura Ferreira dos Santos, Testamento Vital – O que é? Como elaborá-lo?.Testamento Vital – O que é? Como elaborá-lo?.
Este é um documento único em Portugal que vem acompanhar o debate e esclarecer as dúvidas sobre o Testamento Vital, assunto que vai ser discutido na Assembleia da República muito em breve. A partir dele vai passar a conhecer a diferença entre Testamento Vital e Directivas Antecipadas, qual a sua relação com a eutanásia, a quem se destina, quais os prós e contras, qual o papel da Associação Portuguesa de Bioética, entre outros assuntos. No final deste livro encontra-se uma proposta de formulário de Testamento Vital, que também está disponível online emonline em www.sextanteeditora.pt/testamentovital .
Laura Ferreira dos Santos é membro da Comissão de Ética para a Saúde da ARS Norte e tem tido uma presença regular nos debates em torno do tema das escolhas de fim de vida, nomeadamente da morte assistida e do Testamento Vital na imprensa, na rádio e na televisão. Laura Ferreira dos Santos é membro da Comissão de Ética para a Saúde da ARS Norte e tem tido uma presença regular nos debates em torno do tema das escolhas de fim de vida, nomeadamente da morte assistida e do Testamento Vital na imprensa, na rádio e na televisão

Sinopse:
O que é um Testamento Vital? Corresponde a um pedido de eutanásia? Tenho algum interesse em elaborar uma Directiva Antecipada? Deverei designar um Procurador de cuidados de saúde?
Depois de Ajudas-me a morrer?, obra fundamental para a compreensão da morte assistida, Laura Ferreira dos Santos apresenta mais um livro incontornável, onde esclarece a problemática do Testamento Vital e propõe um formulário a utilizar. O prefácio de Testamento Vital foi escrito pelo Dr. Rosalvo Almeida, Presidente da Comissão de Ética para a Saúde da Administração Regional do Norte, e o posfácio pelo Dr. António Nóvoa, Catedrático de Educação e Reitor da Universidade de Lisboa.

0 devaneios:

Enviar um comentário