terça-feira, 14 de junho de 2011

Porque os livros unem-nos!

Um pequeno devaneio, mas que tenho que divulgar...

Há uns dias atrás, na comunidade BookCrossing (para quem não sabe uma comunidade de empréstimo de livro, tipo biblioteca online entre pessoas) no fórum, deparei-me com um devaneio de um dos membros portugueses:

"Queria partilhar convosco o sentimento de impotência que me assaltou hoje... acontece-me outras vezes, com outros casos mas hoje apetece-me falar disto...
No centro de estudo onde trabalho há um menino que faz somente transporte escola-casa (não há dinheiro para apoio ao estudo), essa criança tem uma situação familiar arrepiante: mãe toxicodependente, pai que emigrou e formou uma nova família e não quer saber deste miudo... enfim, está entregue a uma avó que estica os rendimentos para cuidar de 7 netos e a um avó alcoólico... bem sei que, infelizmente, não é caso único e que os há bem piores, mas choca-me bastante.
Esta criança gosta de aprender, gosta muito da professora e é esforçada, apesar de todas as dificuldades.
Hoje, vinha na carrinha do centro a ler a Dica da Semana, a minha colega perguntou-lhe o porquê, ao que o menino respondeu que a professora lhe tinha pedido que treinasse a leitura e que lesse livros, mas como ele não tem nenhum livro em casa, estava a ler a única coisa que tinha.
Claro que já separei ali uns quantos livros para dar ao menino, mas o que eu queria mesmo, era pegar nele, trazê-lo para casa e nunca mais permitir que ele se sentisse rejeitado... e aí é que me deparo com este sentimento de impotência...

Desculpem, foi um desabafo..."
By Cleopatra23



E foi com este texto que mais uma vez pensei na importância que os livros têm para as pessoas e embora haja quem os tenha e não lhes ligue, há quem não os tenha e que faça tudo para ler um pouquinho que seja.

A atitude dos membros do BookCrossing ao ler este texto? Muitos deles entraram em contacto com a Cleopatra23 e dizeram-lhe que tinham livrinhos que já não liam e que eram bons para a faixa etária desta criança e perguntaram-lhe como os poderiam fazer chegar a este rapazinho. O resultado? Esta criança está a passar uns dias cheios de alegria, em que livrinhos de várias partes do país lhe vão chegando às mãos sem ele ter pedido nada o que ainda é uma maior alegria! Ninguém pediu nada (reparem que no texto em cima a Cleopatra23 desabafa, mas não pede nada) mas simplesmente a vontade de ajudar fez com que as pessoas se oferecessem a libertar alguns livros que estão a ganhar pó na estante para que seguissem um novo caminho.

Eu vou dar três livrinhos, um dos quais embora já esteja muito usado, foi um dos livros que eu mais gostava na minha infância e espero que possam trazer mais alegria ainda a este rapazinho!

0 devaneios:

Enviar um comentário