Quem sou eu?

A minha fotografia

Anteriormente conhecida como v_crazy_girl, a 30 de Agosto de 2014 essa conta foi apagada, tendo assim decidido criar algo mais pessoal e próprio para o blogue literário de longa data.

Na Mesa de Cabeceira...

Na Mesa de Cabeceira...
"O Amor que Nos Une" de Megan Maxwell

Passatempo

Passatempo
Resultados!

Seguidores

Com tecnologia do Blogger.

Facebook

Arquivo do Blogue

sábado, 24 de setembro de 2011
Biografia de Lisboa - Magda de Avelar Pinheiro

Sinopse:
A história de uma cidade tem gente, tem cheiros, tem comércio, tem cercos e pestes, revoluções e invasões, batalhas, conquistas e derrotas, casas e mosteiros, evolução urbanística, higiene, limpeza, saúde pública, transportes, ruas, lendas, mistérios, momentos de lazer e desporto, cafés, festas urbanas e tradições, alegrias e sofrimento. Tal como num ser vivo, tudo isto cabe na vida, na história, na biografia de Lisboa. A historiadora Magda Pinheiro, especialista em História Urbana, traz-lhe uma obra absolutamente original, baseada numa profunda investigação de vários anos e consulta de várias fontes e arquivos. Ao longo destas páginas, percorremos a história de Lisboa, cidade capital, metrópole cosmopolita, cabeça do reino, desde a lenda de Ulisses até aos dias de hoje passando por momentos que marcaram a vida da metrópole, como a conquista de Lisboa, a saída da Corte para o Brasil, os Descobrimentos, o grande terramoto, as Revoltas Liberais, a Pneumónica, a chegada da Liberdade ou a Expo’98. Recheado de episódios que marcam a história do próprio país, de histórias do quotidiano da cidade, curiosidades sobre os bairros típico como Alfama ou Santos e as ruas onde passeamos, e onde podemos descobrir vestígios do passado, este livro, amplamente ilustrado, torna viva a cidade de Lisboa.
 
Sobre a autora:
Magda de Avelar Pinheiro é desde 1977 professora do Departamento de História e investigadora do Centro de Estudos de História Contemporânea do ISCTE-IUL. Dirige a revista Ler História. Doutorou-se em 1987 na Universidade de Paris I Panthéon/Sorbonne onde decorreu toda a sua formação universitária. As suas áreas de especialização têm incluído a História dos caminhos-de-ferro e das finanças públicas, a biografia e a História urbana. Das suas publicações destacam-se as biografias de Luís da Silva Mousinho de Albuquerque (1992) e de Passos Manuel (1996); os livros O Liberalismo nos Espaços Públicos (2000), Cidade e Caminhos de Ferro (2008). Tem também organizado livros coletivos e publicado estudos em revistas da especialidade e coletâneas nacionais e estrangeiras.

0 devaneios :