segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Revolta

Autora: Suzanne Collins
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 280
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722346535
Coleção: Via Láctea

Sinopse:
Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…


Opinião:
Após ter lido os outros dois livros da trilogia e tê-los adorado, quando tive um tempinho para ler este livro foi o que fiz de imediato! Após os acontecimentos do livro anterior, Em Chamas, já tinhamos noção em que é que este livro se iria centrar... numa revolta, como o próprio título indica.

Katniss salvou-se dos Jogos da Fome pela segunda vez, mas desta vez ofendeu em demasia o Capitólio quando o fez com a ajuda de diversos distritos, acabando por se tornar na cara da revolta. Embora se tenha salvado, a sua casa, o distrito 12 foi totalmente destruido, tendo nem metade da sua população sobrevivido a tal destruição. Além disso Peeta encontra-se nas mãos do Capitólio, aparecendo diversas vezes na televisão e a tentar chamar Katniss à razão.

Este é um livro que ao contrário dos anteriores não é muito centrado em Katniss e no triângulo amoroso. É um volume mais focado na guerra em si, na revolução, nos esforços que as pessoas fazem para conseguirem ter liberdade e viverem em paz, sendo também um livro mais cru que os anteriores e cujos acontecimentos sucedem de uma forma diferente do que qualquer pessoa pensaria que iriam acontecer. Katniss perdeu praticamente todo aquele espírito que conhecíamos. Aquele espírito de revolta, de rebelião e de independência. Continua a ser a mesma rapariga que faz tudo pela família e que analisa todas as situações de uma forma fria e distante, o que lhe traz imensas infelicidades, mas parece que entrou numa profunda depressão, e embora o livro seja contado pelos seus olhos, ela participa de uma forma muito leve na acção.

Neste livro descobrimos também como é que o distrito 13 conseguiu sobreviver aos atentados, como conseguiu manter os poucos sobreviventes a salvo e como conseguiu arranjar alimento e abrigo para todos. Agora num lugar demasiado vigiado, em que o desperdício é quase o equivalente a homicídio, os sobreviventes do distrito 12 tentam adaptar-se a este novo mundo enquanto tentam ajudar na grande revolta que está a ocorrer na superfície.

Tenho que dar especial destaque a uma personagem que me admirou imenso no livro, nas poucas passagem em que apareceu e que ficavam na memória, foi Prim, a irmã mais nova de Katniss. Calma e sentimentalista, Prim consegue analisar situações de uma forma relaxada e mesmo sem lhe dizerem nada consegue ler muito bem as pessoas, sendo adorada por todos. Uma grande bengala para Katniss nesta fase da sua vida.

Este volume centra-se não só na revolta que está a ocorrer nos diversos distritos, mas também em várias das personagens principais e há um crescimento da parte de todas elas, tanto durante a revolta, como após a revolta.

Um livro mais frio e cru que o resto da trilogia, mas mais real e onde nos encontramos com uma parte muito obscura da natureza humana. Sem dúvida uma grande trilogia e tenho imensa pena que tenha chegado ao fim... Mal possam leiam esta trilogia! Sem dúvida uma das melhores que li nos últimos tempos!

2 devaneios:

Carla disse...

Olá!

Acreditas que não conhecia a dimensão do sucesso desta saga, entretanto o senhor da livraria onde costumo ir falou-me e disse que adorou.
Assim sendo estou com a trilogia aqui em casa, mas quando li a sinopse fiquei com a ideia que era muito assustador, assim do tipo não ler à noite.
Então tenho os livros colocados a um cantinho aqui em casa;)

Anónimo disse...

Olá!

Estes livros foram um grande sucesso nos Estados Unidos :D
Infelizmente por cá não tiveram a publicidade necessária. Só agora com o filme prestes a sair é que ficaram muito conhecidos. Eu adorei toda a saga. Mal possas lê-a! De certeza que vais gostar!

Bjs*

Enviar um comentário