Quem sou eu?

A minha fotografia

Anteriormente conhecida como v_crazy_girl, a 30 de Agosto de 2014 essa conta foi apagada, tendo assim decidido criar algo mais pessoal e próprio para o blogue literário de longa data.

Na Mesa de Cabeceira...

Na Mesa de Cabeceira...
"O Amor que Nos Une" de Megan Maxwell

Passatempo

Passatempo
Resultados!

Seguidores

Com tecnologia do Blogger.

Facebook

Arquivo do Blogue

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Autora: Suzanne Collins
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 280
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722346535
Coleção: Via Láctea

Sinopse:
Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…


Opinião:
Após ter lido os outros dois livros da trilogia e tê-los adorado, quando tive um tempinho para ler este livro foi o que fiz de imediato! Após os acontecimentos do livro anterior, Em Chamas, já tinhamos noção em que é que este livro se iria centrar... numa revolta, como o próprio título indica.

Katniss salvou-se dos Jogos da Fome pela segunda vez, mas desta vez ofendeu em demasia o Capitólio quando o fez com a ajuda de diversos distritos, acabando por se tornar na cara da revolta. Embora se tenha salvado, a sua casa, o distrito 12 foi totalmente destruido, tendo nem metade da sua população sobrevivido a tal destruição. Além disso Peeta encontra-se nas mãos do Capitólio, aparecendo diversas vezes na televisão e a tentar chamar Katniss à razão.

Este é um livro que ao contrário dos anteriores não é muito centrado em Katniss e no triângulo amoroso. É um volume mais focado na guerra em si, na revolução, nos esforços que as pessoas fazem para conseguirem ter liberdade e viverem em paz, sendo também um livro mais cru que os anteriores e cujos acontecimentos sucedem de uma forma diferente do que qualquer pessoa pensaria que iriam acontecer. Katniss perdeu praticamente todo aquele espírito que conhecíamos. Aquele espírito de revolta, de rebelião e de independência. Continua a ser a mesma rapariga que faz tudo pela família e que analisa todas as situações de uma forma fria e distante, o que lhe traz imensas infelicidades, mas parece que entrou numa profunda depressão, e embora o livro seja contado pelos seus olhos, ela participa de uma forma muito leve na acção.

Neste livro descobrimos também como é que o distrito 13 conseguiu sobreviver aos atentados, como conseguiu manter os poucos sobreviventes a salvo e como conseguiu arranjar alimento e abrigo para todos. Agora num lugar demasiado vigiado, em que o desperdício é quase o equivalente a homicídio, os sobreviventes do distrito 12 tentam adaptar-se a este novo mundo enquanto tentam ajudar na grande revolta que está a ocorrer na superfície.

Tenho que dar especial destaque a uma personagem que me admirou imenso no livro, nas poucas passagem em que apareceu e que ficavam na memória, foi Prim, a irmã mais nova de Katniss. Calma e sentimentalista, Prim consegue analisar situações de uma forma relaxada e mesmo sem lhe dizerem nada consegue ler muito bem as pessoas, sendo adorada por todos. Uma grande bengala para Katniss nesta fase da sua vida.

Este volume centra-se não só na revolta que está a ocorrer nos diversos distritos, mas também em várias das personagens principais e há um crescimento da parte de todas elas, tanto durante a revolta, como após a revolta.

Um livro mais frio e cru que o resto da trilogia, mas mais real e onde nos encontramos com uma parte muito obscura da natureza humana. Sem dúvida uma grande trilogia e tenho imensa pena que tenha chegado ao fim... Mal possam leiam esta trilogia! Sem dúvida uma das melhores que li nos últimos tempos!

2 devaneios :

Leitora disse...

Olá!

Acreditas que não conhecia a dimensão do sucesso desta saga, entretanto o senhor da livraria onde costumo ir falou-me e disse que adorou.
Assim sendo estou com a trilogia aqui em casa, mas quando li a sinopse fiquei com a ideia que era muito assustador, assim do tipo não ler à noite.
Então tenho os livros colocados a um cantinho aqui em casa;)

v_crazy_girl disse...

Olá!

Estes livros foram um grande sucesso nos Estados Unidos :D
Infelizmente por cá não tiveram a publicidade necessária. Só agora com o filme prestes a sair é que ficaram muito conhecidos. Eu adorei toda a saga. Mal possas lê-a! De certeza que vais gostar!

Bjs*