quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Novidade Esfera dos Livros

A educação é um tema que suscita sempre interesse e por vezes até alguma polémica. Por considerar que é importante ajudar os pais a criar métodos e tácticas para lidarem com filhos que são agressivos, desobedientes e até gozões, a Esfera dos Livros edita na próxima semana o livro Adolescente Indomável do psicólogo Angél Peralbo. Convidou o autor para vir a lisboa nos dias 27 e 28 de Fevereiro explicar aos pais como podem resolver conflitos, exercer autoridade quando os filhos a questionam e saber como exercê-la e melhorá-la em todas as situações.

O meu filho não me obedece. Está mal-educado, fala-me sempre num tom depreciativo, parece que goza comigo. A minha filha anda com uns amigos que não me inspiram confiança e mostra-se muita agressiva de cada vez que falo com ela. O meu filho faz chantagem por tudo e por nada. Perdi o controlo, não sei como agir com ele. Está indomável. Estas são algumas das queixas mais comuns entre pais e educadores de adolescentes. Uma etapa complicada na vida familiar, em que surgem conflitos geracionais difíceis de resolver. Ángel Peralbo, psicólogo especialista em terapia familiar e em questões ligadas à adolescência, recebe no seu consultório pais e filhos em busca de uma solução.
O primeiro passo é não desesperar.
- Crie um diálogo produtivo;
- Aprenda a não ceder às suas exigências;
- Desperte o seu interesse quando parece apático e desinteressado;
- Aja de forma firme e decidida com a sua filha;
- Trabalhe a autoestima do jovem.
É fundamental os pais compreenderem o seu filho, as razões do seu comportamento difícil e encontrarem as estratégias adequadas para o ajudar e assim promover uma maior harmonia familiar.


Ángel Peralbo é licenciado em Psicologia Clínica e Saúde Mental. É especialista em terapia familiar e problemas relacionados com a infância e adolescência, bem como em questões como dificuldades de aprendizagem e conduta no meio educativo. Faz parte da equipa de especialistas da Álava Reyes Consultores, onde coordena a área dos adolescentes. Dirige ainda projetos de escola de pais, oficinas e colóquios, e realiza projetos de investigação sobre as variáveis que intervêm na melhoria psicossocial de adolescentes e jovens.

0 devaneios:

Enviar um comentário