segunda-feira, 8 de setembro de 2014

[Setembro] Do Livro para o Ecrã


Cada vez mais os grandes filmes que saem no cinema, ou até mesmo séries que vemos a passar televisão, são baseados em bestsellers internacionais. Dessa forma, e dando voz a uma das sugestões que fora feita repetidas vezes, no início de cada mês irei falar dos filmes e séries que irão estrear nesse mesmo mês, baseados em livros. Irei focar-me em livros que já tenham sido publicados em Portugal, por isso podem haver filmes que eu não refira, provavelmente porque não foi publicado por terras lusitanas. Se me esquecer de algum, sintam-se à vontade para o dizer nos comentários.



Quando desperta, não sabe onde se encontra. Sons metálicos, a trepidação, um frio intenso. Sabe que o seu nome é Thomas, mas é tudo. Quando a caixa onde está para bruscamente e uma luz surge do teto que se abre, Thomas percebe que está num elevador e chegou a uma superfície desconhecida. Caras e vozes de rapazes, jovens adolescentes como ele, rodeiam-no, falando entre si. Puxam-no para fora e dão-lhe as boas vindas à Clareira. Mas no fim do seu primeiro dia naquele lugar, acontece algo inesperado - a chegada da primeira e única rapariga, Teresa. E ela traz uma mensagem que mudará todas as regras do jogo. 
Opinião do livro aqui.




«Durante o sono, a minha mente apagará tudo o que fiz hoje. Amanhã acordarei como acordei hoje de manhã. A pensar que ainda sou uma criança. A pensar que tenho toda uma vida de escolhas pela frente…» As memórias definem-nos. O que acontece se perdemos as nossas memórias cada vez que adormecermos? O nosso nome, a nossa identidade, o nosso passado, até mesmo as pessoas de quem gostamos - tudo perdido numa noite. E a única pessoa em quem confiamos poderá estar a contar-nos apenas metade da história. Bem-vindos à vida de Christine.




A sociedade em que vive Jonas é a perfeita descrição do mundo perfeito. Tudo está sob controlo: não há cores, não há música, não há guerras nem possibilidades de eleição. Cada pessoa ajusta-se às Normas da sua Comunidade. Quando Jonas atinge os 12 anos e deve ser-lhe atribuída uma profissão, é eleito para uma função muito especial e única na sua comunidade. Na sua formação descobrirá as verdades subjacentes à frágil perfeição do seu mundo. Sugestivo livro de ficção sobre uma sociedade utópica, que segue os passos dos melhores romances futuristas: 1984, Farenheit 451, ... 
Considerado um dos 100 melhores livros da história da literatura juvenil, aborda temas tão importantes como a liberdade, o controlo da informação, o medo, os sentimentos, a amizade,...


Curiosos com algum? Eu quero ver todos!

2 devaneios:

Ivonne Zuzarte disse...

Tenho Maze Runner que ganhei no blog da Elphaba há dois anos, os outros nunca tinha ouvido falar, mas fiquei curiosa com o The giver :)

Vanessa Montês disse...

O Antes de Adormecer é um bom livro (li o livro mas não cheguei a escrever a opinião), é um thriller um pouco para o psicológico :)
O The Giver é também uma distópia como o Maze Runner e também me parece muito interessante *.*

Enviar um comentário