Quem sou eu?

A minha fotografia

Anteriormente conhecida como v_crazy_girl, a 30 de Agosto de 2014 essa conta foi apagada, tendo assim decidido criar algo mais pessoal e próprio para o blogue literário de longa data.

Na Mesa de Cabeceira...

Na Mesa de Cabeceira...
"Se Conhecessem a Minha Irmã..." de Michelle Adams

Passatempo

Passatempo
Até 3 de Setembro

Seguidores

Com tecnologia do Blogger.

Facebook

Arquivo do Blogue

sábado, 24 de setembro de 2011
Biografia de Lisboa - Magda de Avelar Pinheiro

Sinopse:
A história de uma cidade tem gente, tem cheiros, tem comércio, tem cercos e pestes, revoluções e invasões, batalhas, conquistas e derrotas, casas e mosteiros, evolução urbanística, higiene, limpeza, saúde pública, transportes, ruas, lendas, mistérios, momentos de lazer e desporto, cafés, festas urbanas e tradições, alegrias e sofrimento. Tal como num ser vivo, tudo isto cabe na vida, na história, na biografia de Lisboa. A historiadora Magda Pinheiro, especialista em História Urbana, traz-lhe uma obra absolutamente original, baseada numa profunda investigação de vários anos e consulta de várias fontes e arquivos. Ao longo destas páginas, percorremos a história de Lisboa, cidade capital, metrópole cosmopolita, cabeça do reino, desde a lenda de Ulisses até aos dias de hoje passando por momentos que marcaram a vida da metrópole, como a conquista de Lisboa, a saída da Corte para o Brasil, os Descobrimentos, o grande terramoto, as Revoltas Liberais, a Pneumónica, a chegada da Liberdade ou a Expo’98. Recheado de episódios que marcam a história do próprio país, de histórias do quotidiano da cidade, curiosidades sobre os bairros típico como Alfama ou Santos e as ruas onde passeamos, e onde podemos descobrir vestígios do passado, este livro, amplamente ilustrado, torna viva a cidade de Lisboa.
 
Sobre a autora:
Magda de Avelar Pinheiro é desde 1977 professora do Departamento de História e investigadora do Centro de Estudos de História Contemporânea do ISCTE-IUL. Dirige a revista Ler História. Doutorou-se em 1987 na Universidade de Paris I Panthéon/Sorbonne onde decorreu toda a sua formação universitária. As suas áreas de especialização têm incluído a História dos caminhos-de-ferro e das finanças públicas, a biografia e a História urbana. Das suas publicações destacam-se as biografias de Luís da Silva Mousinho de Albuquerque (1992) e de Passos Manuel (1996); os livros O Liberalismo nos Espaços Públicos (2000), Cidade e Caminhos de Ferro (2008). Tem também organizado livros coletivos e publicado estudos em revistas da especialidade e coletâneas nacionais e estrangeiras.

0 devaneios :