sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Loop

Autor: Koji Suzuki
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 480
Editor: HarperCollins Publishers
ISBN: 9780007179091
Idioma: Inglês

Sinopse (em português):
O vírus The Ring sofreu novamente uma mutação, desta vez para uma forma de cancro que se espalha de forma incontrolável. O pai de Kaoru foi infectado por este vírus e nem uma série de operações conseguem parar a sua evolução.
Decidido a alterar esta situação, Kaoru começa a investigar esta doença. Anos antes, o seu pai esteve envolvido no projecto de investigação Loop, uma simulação em computador de vida artificial, e Kaoru descobre que existem algumas ligações entre o projecto e o vírus que matou quase todos os colegas do seu pai… 


Opinião:
Dos três livros da trilogia este foi para mim o melhor de todos! Adorei! 

Em Loop conseguimos de uma vez por todas retirar todos os vestígios de supernatural da história e conseguimos encontrar uma explicação científica para o fenómeno que encontramos nos dois primeiros livros da trilogia. Uma explicação científica completamente plausível! Desde "Ryuji fala da sepultura!", passando pelos "poderes de Sadako", tudo faz sentido neste livro!

Kaoru sempre foi uma criança muitíssimo curiosa e inteligente. O pai era um cientista consagrado e com ele tinha alguém a quem podia fazer qualquer pergunta que lhe viesse à cabeça que havia sempre uma resposta pronta a ser dada. Foi neste ambiente de grande cultura e saber que nasceu Kaoru. Uma criança que em vez de estar a brincar com os colegas ficava em casa a estudar e a ler livros científicos e assim é que se sentia feliz. Mas do nada o seu pai adoece. Adoece com o novo vírus que apareceu recentemente. Um vírus que se está a espalhar a uma velocidade fenomenal e ninguém sabe como pará-lo! Inúmeras equipas científicas tentam arranjar forma de parar a propagação deste tão temido vírus, mas por mais que o façam não conseguem! O vírus chama-se "The Ring Virus" e a sua nova mutação faz com que qualquer pessoa que o contraia sofra uma espécie de cancro rápido e doloroso. Um tipo de cancro que Kaoru, que sempre adorou o pai, decide investigar.

Mas o que descobre é muito diferente do que quer que ele esperasse descobrir! Um novo mundo informático que se embora fosse criado pelo Homem desenvolvera-se de forma autónoma e autosuficiente, mas um mundo onde o tempo passava muito mais depressa em relação ao tempo do mundo real. Um mundo virtual que de forma autónoma fizera as mesmas descobertas da humanidade e acabara por desaparecer, devido a um vírus que se espalhara de forma rápida e letal. Tal como está a suceder no mundo real! 

Este é um livro que pelo que li tem opiniões muito dispersas. Tanto há pessoas que o adoraram, como outras que dizem ser o pior livro da trilogia. Para mim foi sem dúvida o melhor, mas desconfio que as pessoas que disseram o contrário o fizeram pois existe imenso vocabulário científico e para quem não se interessa por isso acaba por fartar. Embora os outros dois livros tivessem explicações científicas, acabavam sempre virados para o terror. Já este não é assim. É um livro científico e ao mesmo tempo filosófico, mas de terror (pelo menos na minha opinião) não tem nada. Há genes, há vírus, há propagação, há tecnologia, há a filosofia do ser ou não ser. Há todo um conjunto de razões para eu ter adorado este livro! 

Para mim é sem dúvida o melhor livro da trilogia!

0 devaneios:

Enviar um comentário