segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ring

Autor: Koji Suzuki
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 400
Editor: HarperCollins Publishers
ISBN: 9780007240135
Idioma: Inglês

Sinopse (em português):
Numa noite em Tóquio quatro jovens morrem simultaneamente, vítimas de paragem cardíaca. O jornalista Asakawa começa a investigar este estranho caso e descobre que os quatro amigos viram juntos uma cassete de vídeo, uma semana antes de morrerem. Quando Asakawa vê essa cassete de vídeo, é avisado que também ele tem uma semana de vida a não ser que consiga decifrar a sua mensagem subliminar. A partir daí, solucionar este mistério torna-se absolutamente urgente e imprescindível. The Ring - O Aviso é o livro que inspirou o filme de culto japonês Ringu, em 1998, e a versão americana de sucesso, The Ring, em 2002.
Mesmo para quem já viu os dois filmes, a surpresa é garantida ao ler este livro, pois a sua adaptação ao cinema alterou as personagens e o final.


Opinião:
Admito... nunca vi o filme! Sei algumas coisas sobre o filme, coisas essas que me fizeram ver como este foi (e muito) alterado relativamente ao livro, mas nunca o vi. Relativamente ao livro, estava tão curiosa que acabei por lê-lo em inglês pois surgiu oportunidade de empréstimo.

Num dia como qualquer outro, Asakawa apanha um táxi e contra esse táxi embate uma mota. O motorista da mota parecia que não conseguia, por mais que tentasse, tirar o capacete e a falta de ar apoderava-se dele! Sendo jornalista, tal caso chama de imediato a atenção de Asakawa que não resiste a tentar saber mais sobre o jovem. Mas é ao começar a investigar que descobre que antes desse rapaz já tinham falecido outros quatro jovens, um deles era mesmo um familiar seu. Todas estas mortes tinham semelhanças entre si. O desespero por ar, o parecer que a pessoa estava a arrancar a sua própria cabeça e o facto mais curioso, todos esses adolescentes tinham visto uma cassete precisamente 7 dias antes de morrerem.

Asakawa começa então a investigar todos os estranhos acontecimentos que rodeiam as estranhas mortes dos adolescentes e descobre que a culpa é da cassete. Algo na cassete está, pode dizer-se, amaldiçoado e a estranha realidade é que qualquer pessoa que veja a cassete está condenada a morrer a não ser que faça algo que infelizmente foi apagado do vídeo antes de Asakawa o ver. Com medo do aviso do final do vídeo Asakawa começa uma grande investigação a fim de descobrir que local é o que aparece no vídeo, quem são as pessoas que constantemente estão nele...

Tudo piora quando não é apenas Asakawa a ver o filme mas a sua mulher e filho acabam por vê-lo por pura curiosidade! É aí que a responsabilidade da sua família cai às suas costas e a verdadeira aventura começa.

Estava muito curiosa por ler este livro. Afinal de contas o filme na altura teve um grande sucesso e o próprio livro também foi muito bem sucedido. Foi com este pensamento que peguei neste livro. Nele não aprendemos muito propriamente sobre a personagem principal, o jornalista Asakawa, mas sim sobre Samara, a rapariga que depois Asakawa descobre que fez o filme. No meio de um sobrenatural muitíssimo realista, o autor consegue fazer-nos, mesmo sem conhecer profundamente as personagens, temer por elas, suster a respiração perante as suas descobertas e perante os seus últimos momentos! Com imensas descobertas página a página, e com uma escrita muitíssimo fácil de seguir (e para eu dizer isto é mesmo fácil de seguir, que eu já não lia em inglês há muitíssimo tempo ahahah), Koji Suzuki leva-nos para uma aventura diferente, que demonstra uma grande imaginação por parte do autor e com descobertas que nos fazem ficar boquiabertos e um final que eu simplesmente não esperava, pois embora soubesse o final do filme, o livro é muitíssimo diferente!

Recomendo!

4 devaneios:

Jussara Neves Rezende disse...

Temos gostos em comum! Amei descobrir este seu espaço!
;D

Anónimo disse...

Ainda bem que gostaste :D

Anónimo disse...

Olá, deixei-te um selo no meu blog :)

Anónimo disse...

oh, obrigada! *.*

Enviar um comentário