segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Carnaval

Autora: Luiza Trigo 
ISBN: 978-85-7980-105-1
Páginas: 152
Formato: 14x21
Coleção: Rocco Jovens Leitores

Sinopse:
Gabi decide passar o carnaval com as primas no Recife: praias, música, amigos, sol, diversão... A receita ideal para Gabriela curar a dor de cotovelo depois de ver o ex-namorado beijando uma garota. Para falar a verdade, ela nem gostava mais dele, e era capaz de enumerar seus defeitos sem pestanejar; mas vê-lo assim aos beijos mexeu com o coração da menina. Decidida a esquecer o ex de uma vez, Gabi faz as malas e deixa o Rio para uma semana de muita curtição no Nordeste. Ela só não contava com a possibilidade de se apaixonar de verdade em pleno Carnaval!
Carnaval conta a história de Gabi, Felipe, Pedro, Juju e Bel, e de um Carnaval inesquecível emoldurado pelas belezas de Pernambuco. Em meio a festas animadas, shows, esticadas até Porto de Galinhas e deliciosos mergulhos e banhos de piscina, Gabi acaba se envolvendo com Pedro, um garoto superfofo e gente boa. Mas quem vai mexer de verdade com o coração da menina é Felipe, pena que ele não esteja solteiro...
Apesar das confusões à vista, a química entre Gabi e Felipe é mais forte, e os dois vivem um intenso amor de carnaval. Mas será que esse amor tem chances de sobreviver ao tempo e à distância, quando a quarta-feira de cinzas chegar, e com ela os últimos dias da viagem de Gabi?
Carnaval é um romance juvenil com o qual qualquer adolescente vai se identificar.


Opinião:
Este livro chegou-me às mãos literalmente por acaso. Fui contactada pela autora e num acesso de curiosidade decidi lê-lo para vos dar a minha opinião.

Gabi adora o Carnaval. É a sua época festiva favorita, mas mais que a própria data representa, o que ela adora mesmo é o facto de ir ter com as suas primas para o Recife, um local diferente de onde ela mora e com companhias fantásticas que lhe prometem muita diversão e folia. E tal viagem não poderia ter vindo em melhor altura, não tivesse Gabi visto o seu ex-namorado aos beijos com outra rapariga. Sim, é verdade que já é o seu ex-namorado, mas o facto de ele a ter esquecido tão depressa incomodou-a.

Já no Recife, as primas de Gabi avisam-na de imediato que aqueles dias vão ser de festa, diversão e muita, mas muita alegria. Mas para sorte (ou azar) de Gabi, as coisas mudam de figura quando vê Felipe, uma rapaz lindíssimo e muito divertido, mas que tem namorada! Nesse mesmo dia, ao ver que aquele rapaz de sonho tem namorada, Gabi começa a envolver-se com Pedro, um rapaz que se mostra de imediato interessando nela, acabando por começarem a namorar.

Mas passado pouquíssimo tempo, Gabi descobre que Felipe acabou com a sua namorada. Desconfiada da razão de tal fim de relação, os seus sentimentos ficam confusos e Gabi fica sem saber ao certo o que fazer.

Este é um livro pequenino de uma autora brasileira, e como tal o livro está escrito nesta mesma língua. Embora nas primeiras páginas, este facto de a língua não ser o nosso português me ter feito confusão, acabei por me habituar e até mesmo a ler mentalmente com sotaque brasileiro, o que dava ao livro e a algumas expressões uma certa piada. Essa é uma coisa muito presente na autora, a piada com que escreve. Luiza escreve com um tom leve mas engraçado, fazendo-nos rir enquanto lemos este livro, o que se transcreve numa escrita muito própria da autora. O tom com que este livro está escrito é mais juvenil do que propriamente adulto, é um livro para um público adolescente, lembrando-me por vezes da famosa coleção da editorial presença "O Clube das Amigas", uma coleção muitíssimo popular entre esta faixa etária.

As personagens, para o tipo de história que nos é apresentada, são suficientemente desenvolvidas, acabando por nos fazer criar sentimentos contraditórios pelas personagens. Devo dizer que a personagem principal, a Gabi, chegou por vezes a meter-me impressão. Talvez seja por eu ser uma "menina certinha", mas tinha vezes em que ela parecia que estava  com as "hormonas aos saltos", embora algumas das vezes ela não tivesse culpa.

Um livro engraçado, especialmente se forem leitores de uma faixa etária mais adolescente.

0 devaneios:

Enviar um comentário