sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Procuro-te

Autora: Lesley Pearse
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 400
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892306469

Sinopse:
Daisy tem apenas vinte e cinco anos quando a mãe morre nos seus braços. Embora saiba há muito que foi adoptada, sempre se sentiu amada pelos pais e pelos irmãos. Para Daisy, aquela é a sua família. Todavia, o luto vai abalar o equilíbrio doméstico e revelar rivalidades encobertas. A serenidade dá lugar à devastação, e a jovem sente que é a altura certa para partir em busca das suas raízes e confrontar-se com o passado.
Na ânsia por saber mais sobre Ellen, a sua mãe biológica, e à medida que vai desvendando a história da família, Daisy descobre as duras verdades por detrás do seu nascimento. Dotada de uma inabalável determinação, Ellen sobrevivera a uma infância traumática: a morte da sua própria mãe estava envolta numa aura de mistério e os maus-tratos de que fora vítima às mãos da madrasta haviam-na marcado irremediavelmente. O destino quis que a sua coragem fosse constantemente posta à prova. O tempo encarregou-se de apagar o rumo dos seus passos.
Mas Daisy não desistirá de a encontrar, nem que para tal tenha de renunciar ao amor da sua vida.


Opinião:
Não sei se sou só eu com essa sensação, mas TODAS as sinopses dos livros desta autora me enganam! Parecem sempre apontar para um romance "fofinho" e sem muito conteúdo e quando começamos a ler vemos que o livro que temos em mãos nada tem haver com a sinopse que nos fora apresentada e muitas vezes nada está relacionado, inclusive, com a capa.

Daisy sempre soube ser adoptada, mas nunca sentira a necessidade de ir procurar os pais verdadeiros, pois sempre amara os adoptivos. Mas mesmo antes do seu último suspiro a mãe adoptiva de Daisy admite-lhe o seu último desejo... Que ela vá procurar a mãe e tentar saber mais sobre esta e a sua vida. Embora esse nunca tenha sido um grande desejo de Daisy, visto ser o último desejo da mãe, acaba por cumpri-lo, numa viagem que a leva até à Cornualha e à história da sua mãe e irmã, uma história triste e preocupante de alguma forma.

Ellen era o nome da sua mãe. Uma rapariga que vivia com o pai, a madrasta e a sua meia irmã, filha do mesmo pai e da madrasta. Ellen dava-se muitíssimo bem com a irmã e não podendo ser mais diferentes na maneira de ser, eram muitíssimo parecidas no visual e eram as melhores amigas, revelando tudo uma à outra. Ellen era muitíssimo mal tratada e odiada pela madrasta, enquanto que o pai a amava loucamente. Já a sua irmã, embora não sentisse o mesmo amor que o pai tinha por Ellen, não era maltratada pela mãe, que apenas queria que esta fizesse um excelente casamento e subisse na vida.

Ellen era a inteligente, uma mulher que queria ir para a universidade e que tinha habilidade para tal, mas devido a uma paixão acabara por engravidar e deitar tudo isso para trás das costas. Mas apesar de tudo fizera sempre os possíveis para ajudar a sua querida irmã mais nova. Mas por vezes as prioridades mudam e os corações também.

Inicialmente e mesmo na sinopse, é-nos apresentada a pequena história de Daisy, a sinopse inicial de como a vida de Daisy se encontra no início do livro. O que não nos dizem é que este livro não é sobre Daisy mas sim sobre a sua mãe Ellen, a sua vida na pequena aldeia onde vivia, rodeada por pessoas que a conheciam desde pequenina. Pessoas que a amavam pela sua fantástica maneira de ser, outras que a adoravam pela sua inteligência e depois havia uma que não gostava dela... a sua madrasta. Foi esta relação familiar que acabou por destruir tudo o que havia de bom entre Ellen e entre Daisy e fizera com que o futuro destas fosse muito diferente do que poderia ter sido, mais negro e cruel.

Daisy acaba assim por quase desaparecer do livro e ser apenas uma introdução à verdadeira personagem, Ellen. Uma personagem que me encantou pelo seu espírito forte, inteligência e simpatia.

Mais uma vez a autora surpreendeu-me, embora este não tenha sido um dos meus livros favoritos da mesma tem os ingrediente a que a autora já nos habituou. Uma escrita fluída que prende o leitor e uma história romântica e dramática (esta autora tem um certo jeito para escrever dramas).

Um livro que recomendo, apesar de já ter lido melhor da autora.

1 devaneios:

diario da chris disse...

Olá.. Gostei muito da opinião..
Também concordo contigo é um livro bom, mas a autora tem livros melhores..
Beijinhos*

diariodachris.wordpress.com

Enviar um comentário