segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Perto de Ti

Autora: Anita Notaro
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 452
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789897260551

Sinopse:
Louisa está farta da sua vida. Do namorado, do trabalho, do apartamento - tudo precisa de uma reforma imediata e radical. E assim ela decide mudar tudo a favor de uma existência despreocupada, trocando o seu apartamento por uma casa móvel, o carro por uma moto, e as suas roupas elegantes por outras informais. E, acima de tudo, começa um novo trabalho como psicóloga de cães. Com as amigas Maddy e Clodagh, embarca numa nova aventura - para conhecer pessoas diferentes, descobrir novos lugares e encontrar um homem novo e fabuloso. O seu trabalho traz-lhe recompensas imediatas e extraordinárias quando ela conhece os donos de cães cujos problemas muitas vezes parecem ecoar os dos donos. Mas independentemente do stresse da sua nova vida, Louisa tem o apoio das amigas. Se ao menos isso pudesse durar para sempre…


Opinião:
Apenas li um outro livro desta autora, um livro que me lembro de na altura ter criado opiniões muito distintas. Tanto haviam pessoas que adoram imenso o livro, como haviam outras que não gostaram nada da experiência. Eu fui uma das que adorou a experiência e por isso quando me surgiu a oportunidade de ler um outro livro da autora, não resisti a pegar-lhe e a lê-lo de imediato.

Louisa é uma psicóloga de renome. Especializada em pessoas viciadas em sexo, Louisa gosta do seu trabalho bem remunerado, da sua casa fantástica e da sua conta bancária recheada. Mas apenas gosta de tal pois é o representativo de uma vida segura e sem surpresas. Um vida que a começa a fartar, pois sente que nunca a aproveitara ao máximo, pois apenas queria ser perfeita e a melhor no que fazia. Dessa forma decide fazer uma revolução na sua vida. Desde um corte de cabelo, roupas novas e despreocupadas e um novo emprego. Um emprego onde não tivesse todos os dias de resolver os problemas dos outros para além dos seus, mas que apesar de tudo tivesse qualificações. Visto que quando era mais nova Louisa tinha frequentado um curso de psicologia animal, decide tentar a sua sorte com tal qualificações.

Mas anos de hábito não podem ser alterados de um momento para outro e a sua verdadeira profissão vem ao de cima quando os donos dos animais de que Louisa era suposto tratar começam a relatar-lhe os seus problemas, sendo de imediato perceptível a esta que por vezes os problemas dos animais provinham de problemas dos próprios donos.

Mais uma vez um livro da autora que tem diversas opiniões distintas. Parece que isso é algo que a autora consegue fazer, e bem. Mas mais uma vez gostei deste livro. É um livro leve, em que apenas se tratam de assuntos sérios no final. Assuntos sérios esses que mereciam um maior aprofundamento, o que acabou por ser pena não acontecer. Mas apesar disso devo dizer que até gostei de ver a transformação de Louisa que foi descrita neste livro. Achei uma alteração interessante, embora muito sinceramente acho que tenha sido uma transformação exagerada. Talvez seja de mim, mas uma pessoa não pode mudar tanto num tão curto período de tempo a não ser que seja mesmo obrigada a tal. Ainda por cima essa mudança é em tudo, desde a sua casa à maneira de agir. Uma mudança demasiado radical, mas que acabei por achar interessante, especialmente quando Louisa demonstrava essas suas alterações ao seu interesse romântico no livro, uma das personagens que gostei mais em todo a narrativa.

Um livro leve, de escrita simples mas com uma reviravolta final. Se querem um livro para relaxar, recomendo, mas não é muito mais que isso.

0 devaneios:

Enviar um comentário