sábado, 15 de fevereiro de 2014

Os Adivinhos

Autora: Libba Bray
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 580
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892324692

Sinopse:
Evie O'Neill foi exilada da sua monótona e pacata cidade natal e enviada para as agitadas ruas de Nova Iorque - e fica radiante! Nova Iorque é a cidade dos bares clandestinos, das compras e dos cinemas! Pouco depois, Evie começa a andar com as glamorosas «Ziegfield Girls» e com atraentes carteiristas. O único problema é que Evie tem de viver com o seu tio Will, curador do Museu Americano de Folclore, Superstição e Ocultismo - também conhecido como «O Museu dos Arrepios», homem com uma pouco saudável obsessão pelo oculto.
Evie receia que ele descubra o seu segredo mais sombrio: um poder sobrenatural que até ao momento só lhe causou problemas. Porém, quando a polícia encontra uma rapariga morta que tem um estranho símbolo gravado na testa e Will é chamado ao local, Evie percebe que o seu dom pode ajudar a apanhar o assassino em série.
Quando Evie mergulha de cabeça numa dança com um assassino, outras histórias se desenrolam na cidade que nunca dorme. Um jovem chamado Memphis é apanhado entre dois mundos. Uma corista chamada Theta anda a fugir do seu passado. Um estudante chamado Jericho esconde um segredo chocante. E sem que ninguém saiba, algo sombrio e maligno despertou.


Opinião:
Conheci esta autora através do livro Uma Grandiosa e Terrível Beleza, um livro que até gostei, embora o achasse virado para um público mais juvenil. Mas apesar disso achei a escrita da autora interessante e decidi que esta seria uma autora a ter em vista. Por isso quando soube que iria sair um novo volume da mesma não resisti e tive que tentar lê-lo.

Evie não quer ficar em casa. Sente-se presa desde a morte do seu querido irmão. Uma morte que afectara imenso a família e que Evie sabia que era a causa para os pais se encontrarem tão frios para com ela. Dessa forma quando surge a oportunidade de sair de casa dos pais e ir morar com o tio, não resiste e fica demasiado feliz, saindo finalmente do ambiente opressivo onde se encontra. O tio é dono de um museu. Um museu muitíssimo estranho, sombrio e onde os artefactos em exposição se encontram relacionados com bruxaria e outros temas similares de tempos mais antigos. O seu tio é um professor muito conceituado, mas o museu está longe de ser conceituado, sendo as únicas presenças diárias nesse local a do tio e de um rapaz chamado Jericho que o ajuda.

Mas a estranheza não fica por aí. De um momento para o outro estranhos assassinados começam a ocorrer na região. Assassinados que apontam para um estranho ritual pagão, o que leva a que a polícia peça ajuda a Will, o tio de Evie. Durante esses assassinados Evie compreende que o seu dom pode ser de grande ajuda, mas para isso terá que confessar o seu grande segredo, um segredo que a poderá tornar alguém esquisito, mesmo para quem vive num museu. Mas Evie não é a única com um dom. E esses dons poderão ser a chave para a resolução do crime.

Este é um livro que mistura vários tipos de literatura. Desde aventura, drama, uma pintada de romance e claro fantasia, este é um tipo de livro que eu adoro, embora tenha noção que não seja um livro para todos. Achei Evie uma personagem interessante, mas achei-a demasiado infantil, uma pessoa mimada que quer tudo como deseja. Já Sam achei uma personagem muito curiosa. Desde o início se mostra charmoso e mulherengo, mas ao longo da narrativa sempre tive a sensação de haver mais na personagem do que aquilo que ela deixava prever, algo que foi comprovado pelo final do livro. Também adorei o mau da fita, o John Perverso. Não sei, havia algo na sua maneira de "entrar" no local do crime, na forma doentia e arrepiante de ser desta personagem que me fazia ficar ainda mais atenta que o normal quando lia uma passagem sua.

A forma como todas as personagem se acabaram por interligar no livro, pois no início temos duas histórias diferentes a ocorrer em simultâneo, foi interessante e fiquei com curiosidade em saber mais e mais sobre os poderes destas, sobre as suas capacidades e os seus passados. Uma trilogia com um bom início e que vou querer acompanhar, sendo que o segundo livro será lançado este ano, embora apenas em Agosto.

Boa aposta da 1001 Mundos, espero sinceramente que continuem a publicar a saga.

0 devaneios:

Enviar um comentário