terça-feira, 6 de maio de 2014

O Jardim das Memórias

Autora: Amy Hatvany
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 384
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898626370

Sinopse:
Quando Eden tinha dez anos, descobriu o pai, David, a sangrar no chão da casa de banho. A tentativa de suicídio conduziu ao divórcio dos pais e David desapareceu quase por completo da vida de Eden.
Vinte anos depois, Eden gere uma bem-sucedida empresa de catering e alimenta o sonho de abrir um restaurante. Desde a infância, só raramente teve notícias do pai, apenas o suficiente para saber que ele tem vivido nas ruas e lutado contra uma doença mental. Contudo, ultimamente deixou de receber notícias. Depois de uma série de relacionamentos românticos falhados e de um susto com a saúde da mãe, Eden decide que é tempo de procurar o pai, para poder perdoá-lo, finalmente, e seguir em frente com a sua própria vida. A sua busca leva-a até um albergue para sem-abrigo na baixa de Seattle e até Jack Baker, o seu belo e encantador diretor. Jack convence Eden a voluntariar as suas capacidades como chef profissional no albergue. Em troca, ele ajuda-a na sua busca.
À medida que a ligação entre Eden e Jack se torna mais forte e a sua investigação os leva para mais perto de David, Eden vê-se obrigada a enfrentar as suas verdadeiras emoções, os segredos que a mãe escondeu dela e a dolorosa pergunta sobre se o pai, depois de todos aqueles anos, quer ser encontrado.


Opinião:
Admito... comecei a ler este livro pela capa. Achei-a tão bonita e prometia um livro tão querido e carinhoso. Mas apesar disso tenho que dizer uma coisa, acho que o livro não tem nada haver com a capa. Sim, é um livro querido e carinhoso, mas esta capa remete-me para uma história sobre a mãe e a filha pequena e embora existam partes sobre a relação das personagens com os pais, estas não têm nada haver com a capa. Mas isso não me impediu de adorar este livro, tendo sido um dos que mais desfrutei nos último tempos. Simplesmente adorei-o!!

Eden tem uma vida de sonho. É chefe da sua própria empresa catering, uma empresa que queria construir deste pequena, onde faz o que mais ama, cozinha para outros. É uma empresa que já tem os seus próprios pés e consegue andar sozinha, sendo um verdadeiro sucesso. Além disso tem uma melhor amiga fantástica que a apoia em tudo o que precisa, e uma casinha simpática, onde se sente bem e confortável. Apesar desta vida de sonho, Eden sabe que falta algo, falta a verdade sobre o seu pai.

O pai de Eden tinha diversos problemas quando esta era mais nova, tendo desaparecido da sua vida sem nada dizer e muito repentinamente. Devido a diversas circunstâncias, esta descobriu que o seu pai se tornara um sem abrigo, vivendo nas ruas e tentando sobreviver, o que assusta imenso Eden, pois sabe a verdade sobre o seu pai e sobre a horrível doença que o assombra. Durante a procura pelo pai, Eden visita um albergue para sem abrigos, onde trava conhecimento com alguns dos voluntários que lá trabalham, que a convencem que a melhor maneira de saber mais sobre o paradeiro do seu pai é fazendo amizade com outros sem abrigos. Dessa forma Eden começa a fazer voluntariado algumas vezes por semana nesse albergue, onde cozinha jantares deliciosos que ajudam a fazer crescer sorrisos.

Adorei este! Já não lia um livro que me tocasse tanto há imenso tempo. Sem dúvida que a culpa disso foi a forma como a autora distribuiu a acção do livro. Nele vemos o futuro e o passado pelos olhos não só de Eden, mas também pelos olhos do seu pai. Os pensamentos de ambos, tão diferentes entre si, sobre os mesmos momentos e em dúvida que foi isso que me atingiu. Ver o amor incondicional de Eden pelo pai, que sempre fora o seu modelo em tudo. Ler como o seu pai achava que estava a fazer o seu melhor, quando apenas caminhava cada vez mais para um poço sem fundo.

E estes sentimentos, de filha e pai, foram tão bem explorados, que haviam partes que apenas apertavam o meu coração e ficava mesmo sem palavras para o que estava a ler. Nesta viagem, pela descoberta do seu pai, Eden descobre-o não só a ele, mas a si mesma, ao amor da sua vida e sobre o que quer para o seu futuro. Foi um livro super enternecedor e até mesmo profundo.

Adorei-o, foi um dos livros que mais prazer me deu em ler nos últimos tempos e sem dúvida alguma que o recomendo a todos, sem qualquer excepção!

0 devaneios:

Enviar um comentário