quarta-feira, 21 de maio de 2014

O Pianista e a Cantora

Autor: Fernando Pessanha
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 232
Editor: Coolbooks (aqui)
ISBN: 978-989-766-003-0

Sinopse:
«Toca-me, pianista, toca-me como se eu fosse o teu piano…»
O Pianista e a Cantora é um romance em que vários géneros literários confluem num universo onde a música, o erotismo, a História e as viagens andam de mãos dadas.
Trata-se da história da intensa relação entre um pianista talentoso e boémio e uma cantora sensual e misteriosa. Subjugado pelo encantamento da cantora, o pianista inicia uma viagem por Marrocos, na companhia da esposa. Porém, o inesperado convite para um trabalho trá-lo de volta a Portugal e à enigmática personagem.
Num ambiente pautado pela existência de personagens estranhos e onde a arte e o sexo se apresentam como indissociáveis, o pianista apercebe-se de que a complexidade das relações humanas e sociais pode, por vezes, roçar o sobrenatural. Mais: acaba por concluir que é preferível algumas perguntas permanecerem sem resposta…


Opinião:
Gostei muito da capa deste livro assim que a vi. Não conhecendo o autor e nunca tendo lido nada do mesmo, a capa foi sem dúvida alguma o que me prendeu a curiosidade. É uma capa sensual e sexual, que desde imediato aponta um pouco para o cariz do livro, que acaba por transmitir ambas as vertentes.

O Pianista é um homem apaixonado, habituado aos olhares de mulheres que o cobiçam e que este acaba por cobiçar, não fosse um mulherengo. Mas há uma que desde logo lhe capta a atenção e impede de pensar noutras mulheres. Célia é uma mulher belíssima, de longos cabelos negros e um corpo escultural que prende a atenção de todos os homens por quem passa, criando ciúme nas mulheres que a encontram. Ambos são casados, mas os seus caminhos acabam por se ligar por uma química imediata que sentem um pelo outro ao se verem e ao ouvirem as habilidades artísticas de cada um. Célia é uma cantora maravilhosa e o pianista acaba por querer estar com ela pessoalmente e até mesmo profissionalmente, de forma a poder admirar o seu dom sem qualquer problema.

Mas ambas as personagens são casadas. A cantora com um homem orgulhoso e controlador, para quem tudo e todos giram à volta da esposa, e o pianista pela sua melhor amiga, um casamento que decide que tem que salvar, sendo que para isso, de uma forma impulsiva, parte com a esposa para Marrocos. Mas o pianista tem uma mente sonhadora e nada nem ninguém se conseguira colocar no meio desse seu sonho, da sua cantora.

Antes de mais parabéns à Porto Editora pela criação desta nova chancela de autores portugueses. Uma chancela com um preço chamativo e cheia de autores nacionais. Para mim apenas tem um contra, ser apenas possível a obtenção do livro em ewook, pois eu tenho um kobo e dessa forma não posso passar o ewook para o meu ereader, pois por este ser um kobo, o formato do ebook é incompatível, o que me levou a algumas dificuldades na leitura do livro. Mas pode ser que no futuro a Porto Editora trate desse pequeno contratempo, que não me impediu de todo entrar no ambiente apresentado pelo livro.

Mas passando para a crítica ao livro em si, devo admitir que após a leitura deste livro, melhor deste ebook, fiquei com alguns sentimentos contraditórios. Achei a relação do pianista com a cantora algo não parecido com amor, como o autor nos quer fazer crer, mas algo mais como paixão. Uma paixão momentânea e carnal, nada relacionada com amor. Para mim o amor é algo que se controí e que tem que crescer e não um simples "olhei para ela e ela era lindíssima, é amor", como o que aconteceu no livro. Os sentimentos do protagonista masculino do livro chegavam a ser confusos, ora admitia que apenas sentia amizade com a esposa, ora admitia que a amava. Depois dizia que apesar de tudo nunca a iria envergonhar e mesmo assim ia atrás de todo o rabo de saia que se cruzava no seu caminho. Foram sentimentos demasiado contraditórios, e achei que a exploração sentimental do protagonista merecia uma base mais sólida.

Apesar desse problema, que me fez confusão ao longo do livro, o autor tem uma escrita excelente, que me conseguiu prender do início ao fim. É uma escrita simples e fluída que acaba por criar uma ligação com o leitor, o que leva a que este queira continuar a saber o que irá acontecer ao mulherengo e alcoólico pianista ao longo do livro. Este último ponto, o da bebida, era algo que teria adorado ter visto desenvolvido, pois notava-se bem ao longo do livro que o protagonista tinha um sério problema com a bebida, que era por vezes referido, mas nunca foi desenvolvido.

Adorei as referências às histórias por trás de inúmeras músicas clássicas, o trabalho de pesquisa do autor relativamente a estas está muito bem conseguido e por isso, os meus parabéns. Também adorei as referências a Marrocos e a outras cidades adjacentes, e visto que metade da ação do livro se passa nestas cidades, as descrições dos locais e da cultura esta muitíssimo bem descrita. Notou-se ao longo de todo o livro que o autor realizou uma pesquisa aprofundada de diversos assuntos, desde mitológicos, musicais a culturais e a escrita é muito boa, prendendo o leitor. O meu grande problema, como referido, foi a construção psicológica da personagem principal, sendo que muitas das suas ações, desde traições à sua esposa à sua louca paixão injustificada, criaram em mim um sentimento muito parecido com o ódio, pois achei a personagem muito imatura para a sua idade e experiência de vida.

Um autor que me surpreendeu e que espero continuar ouvir falar, pois se ultrapassar aquele problema do personagem principal, sem dúvida alguma que irei simplesmente adorar o seu próximo livro! Recomendo!

2 devaneios:

Clarinda disse...

Ando com o olho nos livros desta nova editora.
bj V.

Anónimo disse...

Eles têm lá autores conhecidos e desconhecidos e promete ser uma boa aposta *.*

Enviar um comentário