terça-feira, 5 de agosto de 2014

A Informacionista

Autora: Taylor Stevens
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 336
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898626349

Sinopse:
Vanessa «Michael» Munroe trabalha com informação. Depois de escapar a uma infância traumática numa África central sem lei, a sua formação e o seu treino permitem-lhe obter todo o tipo de informações, independentemente do cenário de operações onde se encontre. Por isso, é agora requisitada por empresas, instituições, chefes de estado e clientes privados que podem pagar os seus serviços únicos no mundo.
Quando um bilionário texano do mundo do petróleo a contrata para encontrar a sua filha desaparecida em África, Munroe regressa a um mundo profundo e pantanoso que tão bem conhece, enfrentando forças misteriosas que estão determinadas em manter o destino da rapariga desaparecida em segredo.
Para ter alguma esperança de sair da selva com vida, Munroe vai ter de enfrentar, finalmente, os fantasmas do passado que durante tanto tempo fez por esquecer.


Opinião:
Este foi daqueles livros que me chamou a atenção devido ao título. A Informacionista apontava-me para um romance mais de espionagem, mas que em vez na normal personagem masculina, teríamos alguém do sexo feminino como personagem principal e foi esta dedução inicial que me fez querer ler o livro. Ao ler o romance percebi que não é bem um romance de espionagem, mas para lá caminha e claro que o passado da personagem principal ajuda imenso a dar um novo alento à história desenvolvida.

Vanessa Munroe, conhecida por Michael no seu círculo de conhecidos com quem trabalha é das melhores na sua área, senão mesmo a melhor. Consegue arranjar qualquer informação desde que lhe paguem bem, algo que começou por ser uma forma de sair da miséria mas que acabou por a tornar rica, fazendo-a ter a mente constantemente ocupada com assuntos diferentes da sua vida pessoal. Com uma fama que a precede, é esta fama que faz com que a contactem para um trabalho diferente do normal. Encontrar uma rapariga desaparecida, filha de um brande magnata do petróleo, que se encontra desaparecida do mapa há anos.

Michael de imediato percebe que aquele caso não está bem explicado. A única pessoa viva, e com um paradeiro conhecido, do grupo em que a rapariga que procura se encontrava, está internada num hospício, totalmente louca e sem saber bem o que diz. Mas sabe o que aconteceu, sendo das poucas pessoas que poderá ajudar Michael, através das suas palavras aparentemente sem sentido para quem não conhece os perigos de África como Michael. Infelizmente esta não vai sozinha na viagem, sendo obrigada a seguir a viagem com um homem de confiança daquele que a contratara, um empecilho que de boa vontade renunciava.

Este livro surpreendeu-me tanto pela positiva como pela negativa. Michael é uma personagem extremamente inteligente e é alguém que não tem medo de nada. Algo que poderá parecer coragem mas que a própria saber ser loucura e falta de sentido na vida. Apesar disso é uma pessoa que quer viver e usa apenas o que aprendera, da maneira mais difícil, para sobreviver, enquanto ocupa a sua mente com outras coisas para além da sua horrível infância e adolescência. Michael é uma personagem que prende o leitor ao livro, mas achei que faltavam ali alguns "pontos nos i's" e foi isso que me fez confusão. Ora adorava a personagem, ora sentia falta de algo na sua personalidade.

Este é um livro que não é feito apenas por Michael, mas também das personagens secundárias que a acompanham. Desde o homem que a ajudou na adolescência e por quem se apaixonara loucamente, sendo um sentimento recíproco, embora saibam que se autodestroem mutuamente com esta relação. Também temos o homem mandado para a observar e comunicar todos os seus passos. Alguém fiel mas cuja confiança é posta em prova quando do nada os planos e descobertas feitas por Michael são do conhecimento público, havendo diversas tentativas de homicídio.

Um livro que me deixou meio dividida e que deverei ler o próximo livro da autora para determinar se gosto ou não da sua escrita e imaginação.

0 devaneios:

Enviar um comentário