sábado, 23 de agosto de 2014

O Outro Lado de Amar

Autora: Catarina Ferreira
Edição/reimpressão: 2014
Editor: Escrytos
ISBN: 9789899910904

Sinopse:
Vale a pena lutar quando o amor é verdadeiro!
A vida de Lídia é perfeita. Frequenta o curso que sempre sonhou, vive com a sua melhor amiga e namora com o seu grande amor. O que poderia correr mal? A distância.
Com a partida de Guilherme para Lisboa, Lídia tem de enfrentar novos e antigos receios. Os pesadelos do passado voltam para assombrar os seus dias. Lídia consegue arranjar uma maneira para não sofrer. Mas o seu namorado e amigos não fazem parte do plano.
Com a sua vida em mudança constante, terá de fazer escolhas e lutar pelo seu verdadeiro amor. O calmo e organizado Guilherme ou Romeo, rebelde e prático que vive a vida ao limite? Lídia entra num mundo de repleto de aventuras e desafios. Qual caminho será o mais acertado?


Opinião:
Admito que nunca li o primeiro livro da autora. Lembro-me que na altura a mesma tinha oferecido um exemplar, mas eu, visto não ter ereader nem nada que se parecesse, acabei por não poder ler esse livro. Mas desta vez, visto a situação ser diferente, não resisti e acabei por ler o segundo volume da duologia da autora, um livro que segue a grande aventura de Lídia, a vida. Apesar de a capa não ser um dos pontos fortes do livro, a sinopse acabara por me despertar a atenção e assim comecei a ler este livro com uma grande curiosidade e devo dizer algum entusiasmo.

Lídia ainda era jovem, mas já havia passado por muito. Tendo sido vítima de bullying no seu último ano de liceu, tal fizera-a crescer como pessoa e aprendera imenso com tal experiência que não tinha sido de forma alguma agradável. Com a ajuda dos seus amigos, essencialmente com a ajuda de Sam, acaba por conseguir ir estudar para longe de casa, tornando-se minimamente independente enquanto vivia com essa sua amiga. Mas o que parecia uma vida perfeita não o era, pois a saudade é algo que magoa e a distância é sempre uma das principais razões para se sentir saudade. E é o seu caso e o de Guilherme, o seu namorado e o amor da sua vida.

Embora tenham conseguido inicialmente intercalar as suas vidas pessoais e de estudante, as suspeitas de Lídia que algo não está bem acabam por destruir a relação e a derrateira gota de água fora a recusa total de apresentar o namorado aos pais, após um ano de namoro. Infeliz por as coisas não estarem a correr como idealizara, foi Romeo, o empregado de um videoclube, que a faz compreender que a sua vida é muito mais do que ela pensa. É ele que lhe mostra o que é a verdadeira liberdade e como esta pode saber bem. É este que lhe mostra que por vezes tem-se que experimentar coisas novas para se ser feliz. Mas Lídia acaba por cometer o erro de considerar a sua vida e amigos como certos, não fazendo qualquer esforço para manter o contacto com estes enquanto experimenta novas aventuras...

Devo dizer que gostei desta aventura de uma autora que nunca tinha lido. Lídia é uma personagem que me faz lembrar imensas pessoas e acabo por ver em mim e no meu namorado a relação dela com o respectivo namorado. Este livro apresentou-me uma prespetiva interessante do que poderia acontecer se eu não confiasse no meu namorado e ele em mim, demonstrando como a confiança muitas vezes é a chave. Embora tenha compreendido os receios iniciais da personagem, quando descobrira que haviam pormenores importantes que o namorado lhe omitia por medo da reação dela, achei que o assunto dos pais era demasiado rebuscado. Eu também tenho pais demasiadamente protetores e prezo imenso a liberdade que consegui conquistar ao logo dos anos, liberdade essa que conquistei especialmente por não estudar na mesma zona em que vivia, mas daí a, passado um ano, teimar a pés juntos que se apresentasse um namorado aos meus pais ficaria sem liberdade... Achei a atitude da personagem demasiado exagerada nesse caso, pois por muito protetores e exagerados os pais sejam, desde que se saiba dar a volta por cima claro que passado um ano de sair com uma pessoa, é normal apresentar o namorado aos pais.

Já a relação de Lídia com Romeo foi construida aos poucos e gostei de a ver reagir e agir de forma diferente ao pé dele, embora não demasiado diferente, mantendo algumas tonalidades da personagem que era anteriormente. É um livro que demonstra que a autora tem um grande futuro, escreve bem e escreve sobre assuntos que vendem muito bem no nosso mercado nacional, sendo o grande problema algumas nuances que acabam por ser um pouco exageradas, mas que facilmente são melhoradas.

Uma das coisas que me fez impressão foram alguns erros ortográficos e troca (ou falta) de letras. Provavelmente a autora foi a própria revisora e, se tal foi o caso, é normal estes pequenos erros acontecerem. Afinal de contas após ler a mesma coisas várias vezes, chega a um ponto que temos a história de tal modo impressa em nós que os erros mais pequenos acabam por passar totalmente ao lado e foi isso que deverá ter acontecido neste livro, embora não seja um fator que impeça a leitura, apenas me fez um pouco de confusão. E não sei se foi apenas do meu exemplar, ou algum erro no meu ereader, mas tinha um capítulo repetido no ebook.

Apesar de tudo é uma leitura agradável e fiquei com curiosidade em ler o primeiro livro da autora. Tenho que ver se o compro no futuro para saber o início da história de Lídia e do seu passado.

2 devaneios:

Unknown disse...

Nunca ouvi falar desta escritora.. mas a história pareceu me engraçada.. talvez a experimente..

Beijinhos :)

Anónimo disse...

Experimenta :) É uma leitura agradável e o preço do ebook é muito baixo :)

Bjs*

Enviar um comentário