quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A Menina que Não Sabia Ler

Autor: John Harding
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 288
Editor: Livros d'Hoje
ISBN: 9789722040884

Sinopse:
1891. Nova Inglaterra. Numa mansão distante e decadente, onde nada é o que parece, dois irmãos são deixados à mercê de criados e regras ditadas por um tio negligente. A jovem Florence, de apenas 12 anos, passa os dias a tomar conta do seu irmão mais novo Giles e a deambular pelos corredores, numa rotina entediante e desinteressante. Até que, um dia, a menina encontra na mansão um lugar proibido: uma biblioteca fechada e empoeirada, pela qual se apaixona.
Mas naquela casa existem segredos sombrios que não deveriam ser revelados. Porque é que Florence sonha sempre com uma mulher misteriosa que insiste em ameaçar o seu irmão? Que segredo esconde a nova preceptora e porque Florence tem dela um medo sobrenatural? E porque é que o seu tio não permite que ela aprenda a ler? Florence precisa de encontrar muitas respostas - sejam elas inventadas ou não, e soluções nem sempre fáceis para proteger Giles, e o seu amor pelos livros, antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas daquele mundo literário.


Opinião:
Admito que este livro me chamou a atenção pelo título. Afinal de contas, que leitor não acha piada a livros em que o assunto são livros? Pessoas que gostam de livros e que fazem de tudo para os conhecerem e viverem as suas aventuras? Essa foi a grande razão para começar a ler este livro... Um livro que provou ser muito diferente do que esperava, o que acabou por ser uma surpresa agradável.

Florence sempre fora um espírito livre. Tinha toda a liberdade que queria e vivia numa casa enorme com pessoas que a adoravam. Uma dessas pessoas era o seu irmãozinho, a pessoa que mais amava neste mundo. Florence apenas tinha uma regra imposta pelo seu tio, nunca entrar na biblioteca. Mas o fruto proibido é o mais apetecível e Florence não resistiu visitar a biblioteca, onde descobriu um novo mundo, onde podia sonhar acordada. Um mundo onde convivia com fantasmas, bruxas e pessoas normais em lugares longínquos.

Foi aí, na biblioteca, que Florence criou um lugar protegido de tudo e todos, o seu lugar especial. Um lugar conhecido apenas pelo seu irmão mais novo. Mas é quando este se vai embora, que Florence se sente mais sozinha do que nunca. Apesar de ter um novo amigo que a costuma visitar imensas vezes, rmão é irmão e as saudades e preocupação aumentam quando começa a receber cartas em que este refere que chamarem-lhe nomes não é o pior que lhe poderiam fazer...

Este foi um livro que acabou por ser deveras estranho, podendo mesmo denominá-lo de romance gótico. Inicialmente temos uma história normal. Duas crianças órfãs que moram numa das casas do tio e são tratadas pelos criados, sendo estes os seus verdadeiros pais. As crianças são muito diferentes entre si, uma é elétrica e outra é uma paz de alma. A paz de alma é o rapaz, que apesar de não ser tão inteligente como a rapariga, acaba por ser enviado para um colégio interno, sendo que a rapariga, que é proibida de entrar na biblioteca, arranja forma de aprender a ler sozinha e de viver as suas aventuras. Até este ponto é uma história comum no mundo literário, banal até. É quando o irmão de Florence regressa que a história começa a tomar outro tom. Um tom mais negro, obscuro e até mesmo fantasioso.

Esta é daquelas histórias que, ao ser contada do ponto de vista de uma rapariga tão fantasiosa como Florence, não temos a certeza absoluta se o que ela diz é verdade ou não. Se é algo inventado, meia verdade ou algo retirado de outro contexto. Além disso, sendo o início uma história tão real, as coisas ficam deveras confusas quando esta se torna tão imaginativa e estranha. A juntar à estranheza, a metade do livro descobrimos que a primeira tutora das crianças acabara morta e as perguntas do polícia responsável pelo caso levantam-nos estranhas suspeitas que mais à frente descobrimos que podem ser verdade.

A personalidade de Florence é o que torna o livro o que é. De criança forte e determinada a louca e delirante, é uma personagem com características muito diferentes e vincadas, acabando por ser ela que traz todo o mistério e suspense para a história.

Um livro que apesar de se ter tornado tão estranho ao longo da narrativa me conseguiu prender do início ao fim e cuja escrita fluída permite uma leitura rápida e até mesmo viciante.

0 devaneios:

Enviar um comentário