quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O Diário da Verdadeira Rebeca

Autora: Anna Carey
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 288
Editor: Booksmile
ISBN: 9789898491725

Sinopse:
«Chamo-me Rebeca e a minha mãe ARRUINOU a minha vida! Eu nem me importava que ela fosse uma escritora famosa, até que ela decidiu escrever um livro sobre uma adolescente. E adivinhem só: toda a gente julga que o livro é sobre mim! Incluindo o rapaz por quem me apaixonei (já vos disse que não sei o nome dele?).
Que vergonha!
Não me resta outra saída: tenho de arranjar uma maneira de mostrar a toda a gente quem é a VERDADEIRA Rebeca.»
MAS COMO?
Lê o diário da Rebeca e fica a conhecer a sua versão (a verdadeira) do dia a dia de uma adolescente: as melhores amigas com quem passa horas ao telefone; a irmã mais velha, que não a compreende; os pais, que passam a vida a embaraçá-la; a miúda mais popular da escola, que não perde uma oportunidade para a atormentar; e o «Rapaz dos Jornais», o miúdo mais giro do mundo… Conseguirá a Rebeca mostrar que pode ser muito original e surpreender-nos a todos?


Opinião:
Este foi um livro que me chamou logo a atenção porque parecia ser a narrativa ideal para desanuviar, divertir-me e soltar uma boas gargalhadas. Tanto a capa como a sinopse transmitia isso e foi essa a grande razão para começar a ler este livro, um livro juvenil indicado para crianças e adolescentes.

Rebecca é a típica adolescente que tem o horrível azar de ser constantemente envergonhada pelos pais! Mas a mãe é a pior... Ainda por cima é uma escritora reconhecida mundialmente, o que claro inclui os seus professores e pais dos amigos. Mas a sua nova professora é a pior! Trata-a por diminutivos e em vez de falar da matéria a lecionar passa as aulas a referir como adora a mãe de Rebecca e como esta é a melhor escritora de sempre. Rebecca apenas se quer enfiar num buraco e nunca mais sair de lá.

Mas a coisa piora quando a mãe se lembra de se aventurar num novo género literário... Livros juvenis!! E pior, livros juvenis em que afirma que utilizara Rebecca e a irmã como inspiração, a nova decisão de mudança de vida da mãe não poderia ser pior. Mas claro que nem tudo é mau, afinal Rebecca conhece um rapaz que adora de imediato! Conhecer não é bem a palavra, pois apenas o vê uma vez, quando vai buscar o dinheiro dos jornais... Ah! E também começa uma banda com as amigas. E nem se acha assim tão má quando isso...

Muito sinceramente, visto já ter lido outros livros desta coleção mais "adultos", achei que este seria do género, mas não. Este é um daqueles livros simplesmente para um público juvenil. É um excelente livros para pessoas que estejam aproximadamente entre 5º e o 10º ano, tendo uma escrita simples, uma história muito engraçada e uma personagem que faz lembrar inúmeros adolescentes. Não pela mãe escritora ou pela banda, mas pelas reações exageradas como se o mundo estivesse contra nós. E a minha época de adolescente foi há poucos anos, por isso lembro-me bem do que falo.

Este livro está cheio de disputas de adolescentes. Tanto por atenção, popularidade, rapazes e até mesmo por inteligência! Mas existem sempre as amigas que estão prontas a ajudar e a mãe talvez, mas só talvez!, não seja assim tão chata quando isso. Um livro que deu para passar umas boas horitas e sem dúvida que irá fazer as delicias do público juvenil!

0 devaneios:

Enviar um comentário