terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Espera por Mim

Autora: Gayle Forman
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 216
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722354080

Sinopse:
Passaram três anos desde que o amor de Adam ajudou Mia a recuperar após o trágico acidente que vitimou a sua família - e três anos desde que Mia decidiu afastá-lo da sua vida sem lhe dar explicações. Quando uma noite os seus caminhos se cruzam na cidade de Nova Iorque, ambos têm a oportunidade de se confrontar com os fantasmas do passado e de abrir o coração ao futuro.


Opinião:
Adorei o primeiro livro que li da autora, o famoso "Se Eu Ficar". O grande problema do livro foi o final. Assim de repente não me lembro de um livro que me tenha deixado tão surpresa por a narrativa parecer que termina a meio, acabando do nada e deixando o leitor perdido e sem saber o que iria acontecer a seguir. Este livro seria, pelo menos para mim, a grande continuação do primeiro volume, a continuação que devia ser integrada no mesmo livro, mesmo tendo acontecido alguns anos depois dos acontecimentos que tornaram Mia órfã.

Mia ficara sozinha. Os pais e o irmão mais novo tinham falecido no acidente que quase a tinha morto. Um acidente que quase lhe deixara sem o seu grande sonho, tocar o querido violoncelo e puder levar aquele som, que ela tanto adorava, ao mundo. Mas a dor de ficar em casa, num local que tanto lhe relembrava a família e tudo o que perdera, é pior do que a dor de não conseguir tocar mais. Sendo uma lutadora afasta-se de tudo o que lhe lembrava a sua vida anterior, exceptuando uma coisa, o violoncelo, treinando dia e noite e tornando-se numa grande estreia mundial.

Adam também tivera sorte na vida. A sua banda tinha dado frutos depois do abandono de Mia, que o inspirara a escrever inúmeras letras que se tornaram sucessos instantâneos. Agora Adam não consegue andar na rua sem ser reconhecido, e já não sente a mesma felicidade de antes quando toca em grandes palcos mundiais. Uma estranha nostalgia apodera-se dele quando recorda o passado e de repente este parece persegui-lo, quando encontra um poster a anunciar uma atuação de Mia...

Gostei muito de ler este livro. Consegui matar saudades de Mia e Adam e ter um vislumbre deles uns quantos anos após toda a ação. Descobri assim personagens mais maturas mas ao mesmo tempo cheias de dúvidas sobre o passado e o que querem fazer no futuro. Melhor dizendo, Mia tem todas as certezas possíveis sobre o que quer do futuro, mas apenas as têm porque finge que o passado não existe. Por outro lado Adam lembra-se demasiado bem do passado e por mais que tente ultrapassá-lo há sempre algo que o persegue, um fantasma que não o deixa aproveitar a vida ao máximo.

É um livro que explora como é importante não deixar pontas soltas ao longo da vida e demonstra que por vezes a verdade magoa, mas ajuda a seguir em frente. Mais uma vez a autora deixou o final meio em aberto, mas acaba por fazer sentido... afinal de contas a vida é um livro em aberto, não é verdade?

Um livro que gostei e que recomendo a quem quer saber mais sobre o que acontecera a Mia e Adam.

1 devaneios:

Femme Trivial disse...

Eu ainda não li o Se eu Ficar porque confesso que não achei o filme nada de especial (shame on me).

Enviar um comentário