quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Um Mais Um - A Fórmula da Felicidade

Autora: Jojo Moyes 
ISBN: 978-972-0-03002-3
Edição ou reimpressão: 08-2017
Editor: Porto Editora
Páginas: 424

Sinopse:
Uma mãe por conta própria
Jess Thomas faz o seu melhor, dia após dia. É difícil lutar sozinha. E, por vezes, assume riscos que não devia. Apenas porque tem de ser…

Uma família caótica
Tanzie, a filha de Jess, é uma criança dotada e brilhante a lidar com números, mas sem apoio nunca terá oportunidade de se revelar. Nicky, enteado de Jess, é um adolescente reservado, que não consegue sozinho fazer frente às perseguições de que é alvo na escola. Por vezes, Jess sente que os filhos se estão a afundar…

Um desconhecido atraente
Ed Nicholls entra nas suas vidas. Ele é um homem com um passado complicado que foge desesperado de um futuro incerto. Ed sabe o que é a solidão. E quer ajudá-los…

Uma história de amor inesperada
Um mais um - A fórmula da felicidade é um romance cativante e original sobre duas pessoas que se encontram em circunstâncias difíceis.


Opinião:
Como sabem gosto muito desta autora. Todas as suas histórias nos tocam de alguma forma e, por norma, deixam-nos sempre com um sorriso na boca, por mais triste que seja o final. Este foi um dos livros mais queridos e "quentinhos" que li da autora. Um livro excelente para ler à frente da lareira, pois sem dúvida que nos vai aquecer a alma.

Jess é uma mãe solteira. Separada do marido que diz que está a tentar rearranjar a vida e que neste momento não tem capacidade para ajudar Jess a suportar os custos com a filha de ambos, Jess trabalha que nem uma louca em imensos part times para conseguir dar o máximo de conforto à filha e ao enteado, um segundo filho de Jess. Mas quando se tem dois filhos que são gozados à séria na escola, é extremamente complicado conseguir que estes andem felizes e sem problemas. E isso é algo que Jess rapidamente se apercebe.

O enteado, "filho adotado", Nicky, é um rapaz reservado que gosta de usar lápis preto nos olhos, o que numa pequena cidade conservadora acaba por o colocar de lado e na mira dos agressores da escola. Tanzie, a filha de Jess, acaba por ser gozada pelas roupa costuradas pela mãe, por ser familiar do esquisito da escola e por adorar matemática... Sendo uma criança extremamente sensível e tímida, estas características não a ajudam de todo.

Quando finalmente as coisas parecem estar a correr bem, há uma nova necessidade de dinheiro que Jess não sabe onde irá arranjar... e ele praticamente lhe aparece à frente de uma forma nada correta... de uma pessoa com quem Jess nunca achara que iria passar muito tempo. Até fazer uma viagem inteira com essa pessoa para levar Tanzie ao seu sonho, num concurso de matemática.

Um livro sobre uma estranha família em que todos são diferentes uns dos outros mas que se amam mais que muitas. Sobre o esforço de uma mãe para lhes proporcionar o melhor e a frustração em saber que não o consegue fazer. Sobre uma criança com o sonho de brincar para sempre com a matemática, sendo isto algo que o dinheiro não permite. Sobre um rapaz diferente do normal que é gozado e agredido quase diariamente. E sobre um homem que tinha uma vida que julgava perfeita e a deitara fora pela razão mais idiota do mundo, descobrindo mais tarde que afinal a sua vida era tudo menos perfeita.

Sim isto foi o que encontrei neste livro. Diferentes personagens que são especiais à sua maneira. Tão diferentes que o leitor acaba por se rever sempre em alguma delas. E isso é o que torna o livro tão único. A autora, graças à sua escrita incrível, consegue levar-nos para outro mundo, consegue prender-nos à narrativa e leva-nos a sofrer com os personagens, especialmente com a pequena Tanzie, que por algum motivo foi provavelmente a personagem que mais gostei.

Um livro fantástico, que mais uma vez nos mostra o dom de Jojo Moyes, que vem a melhorar de livro para livro e acabou de me compensar pelo Viver Sem Ti (último livro da autora que li antes deste).

0 devaneios:

Enviar um comentário