segunda-feira, 22 de outubro de 2018

A Promessa

Autora: Lesley Pearse
ISBN: 9789892324722
Edição ou reimpressão: 10-2013
Editor: Edições Asa
Páginas: 528

Sinopse:
No início de julho de 1914, a Europa vive os seus últimos dias de inocência.
A jovem Belle realizou os seus sonhos. A uma infância pouco comum seguiram-se anos dramáticos, ao longo dos quais quase cedeu ao desespero. Mas a sua coragem e determinação prevaleceram. A sua vida é agora feliz. Está casada com Jimmy, o seu primeiro amor, e conseguiu abrir a elegante loja de chapéus que sempre desejou. Mas a História do mundo está prestes a mudar. A I Guerra Mundial vai arrastar consigo milhões de pessoas. Belle e Jimmy abdicam de tudo para defenderem o seu país. São ambos destacados para França, onde Jimmy vai arriscar a vida nas trincheiras e Belle conduz uma ambulância da Cruz Vermelha. É um tempo de devastação sem precedentes em que sobreviver a cada dia representa uma vitória. E é quando o passado menos ocupa os seus pensamentos que Belle será obrigada a confrontá-lo pela derradeira vez.
Bastará um momento. Um homem. Um olhar.
Entre a luta pela sobrevivência, uma paixão proibida e a lealdade devida a um grande amor, Belle está perante uma escolha impossível. Mas ao viver na pele um dos mais sangrentos conflitos da História, terá ela poder sobre o seu destino?
A Promessa é a continuação da história de Belle, a inspiradora heroína de Sonhos Proibidos.


Opinião:
Numa leitura conjunta com a Sandra do blogue/youtube Mil Estrelas no Colo, aventurei-me em mais um livro desta autora. Prometi a mim mesma ler alguns livros que tenho guardados que já não são novidades, para estes não ficarem a ganhar pó para sempre e este foi um deles, após ter lido o primeiro livro da trilogia.

A vida de Belle não podia estar melhor. Conseguiu concretizar o seu sonho e ter uma loja de chapéus, o seu casamento com Jimmy não podia estar a correr melhor, sendo ele um marido carinhoso e que a adora e toda a sua vida parece estar perfeita, inclusive a chegada de um novo membro da família.

Mas infelizmente a Primeira Guerra Mundial bate-lhes à porta e leva a que Jimmy, por não querer parecer um medricas por não se alistar, decida ir para a guerra. É aí que a vida de Belle dá uma volta de 180º que a leva a duvidar de tudo o que sempre acreditara, sentido-se cada vez mais derrotada à medida que o tempo passa.

Não vou contar mais da sinopse porque em cada página há um novo acontecimento, sendo que eu apenas consegui entrar na verdadeira história por volta das páginas 250-300. Notei que a autora não sabia bem como entrar nesta nova história de Belle, pois o primeiro livro tinha acabado de uma forma tão definitiva. Dessa forma achei as primeiras 250 páginas palha, eram páginas que facilmente são esquecidas pelo leitor e que não adicionam nada de novo e útil à narrativa. Foram uma tentativa da autora de entrar na narrativa, algo que podia ter sido feito de outra forma mais célere e memorável.

A narrativa começa a ser viciante a partir dos acontecimentos que nos são descritos na contra capa do livro, que sim, só começam a suceder a partir da tal página 250, o que prova como as primeiras páginas são pouco memoráveis.

Conhecemos novas personagens ao longo da narrativa, algumas que nos apegamos imenso e outras que apenas são de passagem, mas também recordamos antigos "amigos", personagens que já nos tinham marcado no primeiro livro e que neste continuam a acompanhar-nos. Acompanhamos Belle enquanto esta se encontra em plena I Guerra Mundial, lendo assim sobre a miséria, tristeza, e as vidas destruídas durante este período. Acompanhamos a vida pós guerra, quando Belle e Jimmy se voltam a unir, os traumas de ambos e a reconstrução da vida juntos.

É um livro muito bem escrito, como Lesley Pearse sempre nos habituou, em que se podia eliminar as primeiras 250 páginas, mas que a partir daí é difícil largar o livro e a narrativa, pois apenas queremos saber o que irá acontecer a ambas as personagens e o que elas estão a viver e a sofrer.

Um livro que compensou pela segunda metade, em que voltámos a ter a Belle que conhecemos no primeiro livro e uma narrativa que nos prende do início ao fim. Recomendo a todos e não desanimem pelo início, prometo que melhora!

0 devaneios:

Enviar um comentário