segunda-feira, 5 de novembro de 2018

O Rapaz à Porta

Autora: Alex Dahl
ISBN: 9789897771248
Edição ou reimpressão: 10-2018
Editor: Editorial Planeta
Páginas: 336

Sinopse:
Cecilia Wilborg tem a vida perfeita: um marido atraente, duas bonitas filhas e uma grande casa em Sandefjord, uma cidade que parece tirada de um bilhete-postal. Ela esforça-se para manter tudo como está, pois um erro do passado pode destruir-lhe o presente.
Annika Lucasson vive uma vida sombria com o namorado abusivo e traficante de drogas. Já perdeu tudo muitas vezes e agora tem uma última oportunidade de se salvar, graças a Cecilia. Mas, Annika conhece o seu segredo e o que Cecilia está disposta a fazer para que tudo acabe.
Então aparece Tobias, um rapaz de oito anos, sozinho e sem amigos. Mas que ameaça fazer desmoronar o mundo de Cecilia.
O quer ele de Cecília?


Opinião:
A capa deste livro é fantástica, das melhores que vi nos últimos tempos e essa foi uma das razões para este ser um livro prioritário na minha pilha de livros. Isso a juntar à sinopse que prometia um thriller interessante, um género de que sou capaz vez mais fã.

Cecilia tem a vida perfeita. Duas filhas modelo, um marido bem sucedido, bonito e simpático, uma casa de sonho, como pouca gente tem e mora num dos melhores bairro dos arredores. Um bairro que liga imenso ao aspeto, ao estatuto social e à importância da pessoa no seu trabalho. Mas em todos esses aspetos Cecilia encontra-se no topo da lista e sabia que tinha lutado imenso para conseguir ter todos esses aspectos de topo. Tornara-se alguém diferente para os conseguir, para ser alguém mais adorado e importante na sociedade.

Mas tudo muda quando lhe entregam uma criança e lhe pedem para a levar a casa. Um rapaz muitíssimo calado chamado Tobias. Calado, bonito e interessante. Um rapaz que parece sempre triste mas ao mesmo tempo com um ar angelical, que parece ter receio de tudo o que o rodeia e que aparenta ter muito cuidado com o que acontece em seu redor. As coisas complicam quando a vinda desse rapaz faz com que apareça uma mulher assassinada à pacata cidade, trazendo ao de cima imensos segredos da vida de Cecilia, o que ameaça destruir tudo aquilo que lutara para conquistar...

Um livro que se estranha e depois de entranha. E acreditem que a parte do entranhar acontece rapidamente. Este livro lê-se muito rapidamente e prende de imediato o leitor, especialmente Tobias, uma personagem tão misteriosa que só queremos saber de onde veio, qual o motivo para o terem encontrado sozinho nas piscinas sem ninguém que o pudesse ir buscar, porque é que é um rapaz tão calado que aparenta ter uma sabedoria e ter vivido mais do que muitos adultos?

Acompanhamos Cecilia e vemos as diversas camadas que esta tem em cima da personagem que apresenta a todos os vizinhos e amigos da cidade onde mora. A camada de mulher ponderada e que sabe o que quer até a camada de dúvida e medo que o seu passado venha ao de cima, um passado que não parece pertencer à máscara que Cecilia usa e apresenta a todos os que a conhecem, inclusive ao seu marido.

As personagens que acompanhamos mais são Cecilia e Tobias, mas Annika Lucasson, uma mulher que já andou nas rodas da prostituição e uma drogada assumida, é o grande fio condutor de toda a narrativa e os diários que esta escreveu foi uma das partes da narrativa que mais gostei, pois desvendavam aos poucos o que realmente estava a acontecer e juntava todas as pontas que pareciam perdidas nesta narrativa.

Foi uma narrativa que me surpreendeu, é uma história que nos permite enquanto leitores perceber quem é o assassino, e qual é o mistério do livro, mas apesar de tal ser algo simples de se entender, a escrita é excelente e prende-nos do início ao fim. Acaba por ser uma escrita envolvente, e um livro que não larguei enquanto não terminei. Recomendo sem reservas!

0 devaneios:

Enviar um comentário