domingo, 22 de agosto de 2010

Frankenstein

Autora: Mary Shelley
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 240
Editor: Leya
ISBN: 9789896530198
Colecção: BIS

Sinopse:
Frankenstein conta a história de Victor Frankenstein, um jovem estudante, que a partir de corpos de seres humanos que obtinha em cemitérios e hospitais consegue dar vida a um monstro que se revolta contra a sua triste condição e persegue o seu criador até à morte.
Frankenstein foi adaptado inúmeras vezes ao cinema, mas a mais memorável imagem do monstro foi encarnada pelo actor Boris Karloff, em 1931, fazendo ainda hoje parte da cultura popular.
Opinião:
Um Capitão de um navio encontra um homem enregelado e assustado no meio do gelo. Curioso pelo aspecto estranho deste homem e também preocupado pelo seu aspecto tão mórbido, o capitão vai falando com o desconhecido, a fim de descobrir mais sobre este. Acaba assim por descobrir que o homem, de seu nome Victor Frankenstein é alguém extremamente inteligente e que era um apaixonado pelas químicas da vida. Mas que este homem, simplesmente com o intuito de querer criar algo extraordinário, acaba por criar um verdadeiro monstro.
Gostei muito deste livro. Lido inicialmente porque este ano é uma das obras obrigatórias na cadeia de Inglês que irei ter no meu curso da Universidade, chamou-me muito a atenção pois fala da bioquímica de uma forma a fazer-nos aperceber do seu lado bom, mas também do seu lado mau (e visto o meu curso ser bioquímica interessou-me), através de uma escrita simples, fluída e muito cuidada.
Para quem não sabe, em inglês o título desta obra é "Frankenstein: or the Modern Prometheus", ou seja em português, "Frankenstein: ou o Prometeu Moderno". Prometeu é um titã da mitologia grega, que teve a tarefa de criar os Homens e que roubou o fogo aos Deuses a fim de o demonstrar às suas criações, acabando por libertar todos os males contidos na Caixa de Pandora. Ao fazer tal coisa, os Deuses castigaram-no e durante 30 000, todos os dias, o seu fígado seria dilacerado por uma águia/corvo. Este acabou por ser salvo pelo famoso Hércules.
Assim a obra tem um certo valor mitológico, falando-nos muito sobre a morte, sobre o que ela nos pode fazer sentir e o que cada um de nós pode ou não contribuir para esta. O monstro que existe em cada um de nós também se encontra muito presente aqui. Até o protagonista Frankenstein, que no início da sua história é demonstrado como uma criatura sonhadora e alegre, acaba por transformar-se numa criatura vingativa e muito infeliz com a vida.
Aconselho a todos a leitura deste excelente livro!

1 devaneios:

Pedacinho Literário disse...

Tu és uma máquina de ler livros. Impressionante! x)

Tenho esta obra na estante, numa versão mais pequena tipo de bolso. Suscitou-me interesse pela temática em si, Frankenstein é um dos monstros mais conhecidos da história do cinema/literatura/etc., mas infelizmente ainda não tive o prazer de pegar nele.
Gostei da tua opinião. Deste-me vontade de largar o que estou a ler agora e ir buscar este livro à estante. ;)

Beijinhos
Patrícia

Enviar um comentário