terça-feira, 24 de agosto de 2010

Os Homens Que Odeiam as Mulheres - Millennium I

Autor: Stieg Larsson
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 539
Editor: Oceanos
ISBN: 9789892302379
Colecção: Mar de Histórias
Sinopse:
O jornalista de economia MIKAEL BLOMKVIST precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro HANS-ERIK WENNERSTÖM e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. HENRIK VANGER, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem LISBETH SALANDER. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.
Opinião:
Vou ser sincera, nunca fui uma grande leitora de policiais. Sempre gostei de livros com uma pitada de romance e grande parte dos policiais não têm nem um pouquinho deste ingrediente que eu tanto aprecio. Mas acontece que me tinham oferecido a trilogia Millennium e com as críticas positivas que li não podia simplesmente não pôr estes livros na lista de livros para ler urgentemente simplesmente por ser um policial. Mas verdade seja dita, admirei-me e muito!
O livro tem imensos dramas e mistérios logo desde a primeira página. Não vou estar a fazer uma mini sinopse como faço sempre, senão posso dizer que não saia daqui! Posso dizer que temos um mistério de uma rapariga que desaparecera havia quase quarenta anos, mistério esse que o jornalista Blomkvist foi contratado para desvendar pois havia ficado sem trabalho ao ser enganado enquanto desvendava um controverso caso de extorsão de dinheiro por parte de uma grande empresa, tendo perdido o caso em tribunal e sido incubido de passar uns meses na prisão. Por outro lado temos uma empresa de investigação, em que a melhor investigadora Lisbeth Salander é, sem o conhecimento do patrão, uma das melhores hackers a nível nacional.
Este título não pode ser considerado policial no sentido que a palavra tem no mundo da literatura. É muito mais que isso. Tem tudo o que um bom policial tem e mais! O que mais? Posso referir por exemplo o romance que eu tanto gosto! E não só. Fala muito dos abusos à mulheres (daí o título) e tem vários pontos de vista políticos. Gostei muito de ler a parte dos abusos. Achei-a muito bem desenvolvida e mostrou vários pontos de vista relativamente a porque é que estes existiam e às reacções esperadas pelas pessoas que os sofrem. Foi um assunto muito bem abordado neste livro e de uma forma diferente.
Outra coisa que me surpreendeu imenso foi a escrita ser tão acessível e fluída. Comecei a ler e pensei "O livro é enorme e sendo policial até tenho medo dos nomes técnicos", mas nada disto aconteceu, provavelmente porque nenhum dos investigadores é polícia de profissão. Aliás um dos personagens tem uma séria aversão a polícias! E é assim com esta linguagem simples mas que agarra qualquer leitor - algo que reparei que o autor faz de uma forma formidável -, que a história se desenrola a um ritmo adequadíssimo, revelando mistério atrás de mistério e aparecendo também muitos outros!
Sem dúvida um livro excelente e os próximos volumes da trilogia estarão à minha espera num futuro muito próximo!!

1 devaneios:

Pedacinho Literário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Enviar um comentário