sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Historiador

Autora: Elizabeth Kostova
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 600
Editor: Gótica
ISBN: 9789727921515

Sinopse:
"Nas tuas mãos, leitor, entrego a minha história…"

Uma noite, já muito tarde, explorando a biblioteca do pai, uma jovem mulher encontra um livro antigo e um pacote de cartas amarelecidas agoirentamente destinadas ao "Meu querido e desgraçado sucessor". Este achado vai mergulhá-la num mundo com que nunca sonhou - um labirinto onde os segredos do passado do pai e o misterioso destino da mãe se ligam a um mal escondido nas profundezas da história.
Uma sociedade secreta numa luta de séculos contra a mais terrível encarnação do mal. A aventura de uma jovem mulher em busca da verdade sobre os seus pais e sobre o destino do homem que inspirou a lenda de Drácula.
O livro de Elizabeth Kostova é uma aventura de proporções monumentais, fundindo a realidade e a ficção, a história e o fantástico, o presente e o passado, a narrativa na primeira pessoa e diários, cartas, documentos, o romance histórico e o psicológico, o thriller literário e a história de amor. O Historiador vai ser um dos principais acontecimentos editoriais de 2005, publicado em mais de 20 países.


Opinião:
Uau! A sério, quando acabei este romance apenas consegui pensar "uau!" e ficar sentada na cama com o livro na mão a pensar nele.

Uma filha de um grande historiador, cuja curiosidade pelos factos da história e pelos livros saiu ao pai, não resiste a vaguear pela biblioteca do pai e acaba por encontrar umas velhas e estranhas cartas... Movida pela curiosidade não resiste e pergunta ao pai de que tratam. O pai quando soube da descoberta da sua querida filha fica branco que nem cal e com os olhos cheios de preocupação e começa a contar-lhe uma história inacreditável sobre Vlad, o Empalador, também conhecido por Drácula. Tudo começou com o desaparecimento de Bartholomew Rossi, o professor responsável pela tese de graduação do historiador. E a partir daí a história segue um caminho estranho e em diversas mentes e tempos... Tanto estamos no presente do livro, como vivemos ao mesmo tempo a história contada por este pai, como vivemos um passado entre o passado da história e o presente.

Para quem não sabe, Vlad III - o Empalador, era um conquistador do século XV, que aprendeu com os Otomanos, a quem foi "vendido" em pequeno pelo pai num negócio de expansão do reino, diversos métodos muitíssimo sádicos de tortura. Ficou conhecido como Empalador pois esta era a sua forma favorita de tortura, que consistia literalmente em enfiar uma estaca de grandes dimensões através do ânus ou dos orgãos genitais, da pessoa que era torturada, e empurrá-la até sair por outra parte do corpo, o que naturalmente proporcionava a morta da pessoa exposta a tal crueldade. Vlad é referido em inúmeros documentos históricos como Draculea ou Drakulya que significa "filho do dragão", pois o seu pai tinha o nome de Vlad Dracul (Dracul=Dragão). Vlad III serviu de inspiração para o famoso e também sádico vampiro Drácula do romance de Bram Stoker. 

Este romance foi nomeado o Livro do Ano pelo Book Sense, na categoria Ficção Adulta e com toda a razão. É um livro que consegue prender o leitor do início ao fim e que tem uma história com todos os ingredientes necessários para agradar a um público muito extenso. Tem romance, mistério, aventura, história e muito mais! A escrita da leitora é fluída e muito simples e consegue dar-nos uma autêntica aula de história sobre Vlad de uma forma muito suave e simples de perceber. As personagens foram muito bem construidas, tendo todas coragem, medos e força, conseguindo fazer-nos querer saber mais e mais sobre elas e fá-lo muitas vezes revelando pequenos pormenores do presente e assim ficamos com curiosidade de saber o que aconteceu no passado.

Sem dúvida um livro excelente e apenas tive pena de não pegar nele mais cedo porque o volume assustou-me (quase 600 páginas). Recomendo vivamente a quem tiver a oportunidade de o ler!!

0 devaneios:

Enviar um comentário