1º volume - "A Hora Secreta"
2º volume - "No Limiar das Trevas"
3º volume - "Meio-dia Azul"
Autor: Scott Westerfeld
Edição/reimpressão: 2010
Editor: Vogais & Companhia, Edições Lda
"Coisas estranhas acontecem à meia-noite, na cidade de Bixby, no Oklahoma. O tempo para. Ninguém se mexe. Todas as noites, durante uma hora secreta, a cidade pertence às criaturas negras que vivem nas sombras. Apenas um grupo de adolescentes conhece a hora secreta - só eles conseguem mover-se livremente no tempo da meia-noite. Designam-se a si próprios como midnighters."
É com esta premissa que a nossa história começa. Jen muda-se para Bixby em Oklahoma, pois a mãe arranjou lá um trabalho excelente o que levou a uma mudança repentina. Em Bixby tudo é diferente para Jen, incluído o sabor da própria água!! Mas as coisas ficam ainda mais esquisitas quando um grupo de três adolescentes lhe começam a falar de coisas estranhas, acabando por os encontrar durante um "sonho" que descobre mais tarde tratar-se da 25º hora do dia e que apenas um número limitado de humanos - aqueles que nasceram precisamente à meia noite - tem conhecimento.
Jen é muito diferente dos outros midnighters (como se chamam estes adolescentes a si próprios). Todos eles têm uma extrema sensibilidade à luz e durante a 25º hora ficam com os olhos diferentes, ao passo que os dela mantêm-se iguais e sensibilidade à luz foi algo que nunca a afectou. Acabando mais tarde por descobrir que não existiam três mas sim quatro midnighters, Jen acaba por ficar grande amiga (só amiga!?) deste quarto, um rapaz que embora no tempo normal não tenha poderes, durante a a hora secreta consegue voar.
Mas desde que Jen chegou à cidade os seres que vivem em certa paz com os midnighters durante a 25º hora ficaram doidos, tentando de tudo para matar Jéssica! E é aqui que a nossa verdadeira história se encontra.
Uma trilogia muito boa, sem dúvida alguma! Pequena e de fácil leitura, a escrita é muito acessível e divertida. A história é nova e imaginativa e tem muitos pormenores muitíssimo curiosos. Na minha opinião o livro mais fraco foi sem dúvida o primeiro. Não sei se era porque aí estava simplesmente a ser apresentada a este novo mundo ou se era pela minha falta de interesse na personagem principal deste livro, Jen. Não sei porquê, mas esta personagem tem algo que não "me soa bem" e não consigo gostar dela a 100%. Os outros dois livros centram-se em todos os midnighters, dando-nos assim um panorama geral e sabendo o que todos sentem e porque fazem o que fazem.
Uma coisa que me supreendeu? Sem dúvida o final! Cada vez mais estamos habituados aos finais cor-de-rosa em que algo impossível (mesmo para um mundo de fantasia) acontece e salva tudo e todos. Bem, este final não é assim. Todas as pontas soltas se entrecruzam no final, mas isso não dá obrigatoriamente um final feliz, mas sim um final verdadeiro e possível naquele mundo de fantasia!
Sem dúvida um autor a seguir e não irei perder a tetralogia "Uglies" cujo primeiro volume já está à venda e que até ao final do ano espera-se toda a colecção nas bancas!!
0 devaneios:
Enviar um comentário