domingo, 21 de novembro de 2010

Deixa-me Entrar

Autor: John Ajvide Lindqvyst
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 448
Editor: Contraponto
ISBN: 9789896660314

Sinopse:
Oskar e Eli. De formas diferentes, são ambos vítimas. É por isso que, contra todas as probabilidades, se tornam amigos.

Oskar tem 12 anos e vive com a mãe num bairro social em Balckeberg, um subúrbio cinzento e pacato de Estocolmo. O pai desapareceu das suas vidas e ele é vítima de bullying na escola. Eli é uma rapariga misteriosa e reservada, que se muda com o pai para o apartamento ao lado. Eli não vai à escola e só sai de casa à noite. Presos cada um na sua solidão, Oskar e Eli encontram um no outro a compreensão que o mundo lhes nega. E quando o lado mais obscuro de Eli se revela, Oskar descobre o verdadeiro preço da amizade…
 
 
Opinião:
Oskar vive num pequeno bairro, de seu nome Balckeberg, com a sua mãe. Vive apenas com ela, desde que o seu pai desapareceu das suas vidas apenas ligando muito de vez em quando e sendo visto quando Oskar vai passar uns dias com ele. Sendo maltratado pelo colegas na escola, Oskar apenas vive para as suas gomas e o seu grande livro em que estão guardadas as notícias de diversos homicidios, uma pequena diversão dele. Até que um dia aparece um raparinha que se diz chamar Eli. Estranha, calada e deveras suja, Eli tem por vezes tem um aspecto de quem é mal-tratada pelo pai (pelo menos é o que Oskar acha, que aquele estranho homem que vive com ela é o seu pai), mas outras vezes, tirando a roupa demasiado suja, é bonita e muito cativante.
 
É esta a premissa principal da história. Um rapaz que é maltratado e cujos sonhos estão muito relacionados com o seu caderninho de recortes e uma rapariga demasiado estranha. Acabamos por descobrir que nem tudo é o que parece e o que podia ser uma simples amizade acaba por se envolver em assassinados, ciúmes e muito mais. Pois embora este livro tenha vários componentes do fantástico, nomeadamente a espécie vampírica, não é bem nela que se centra.
 
Sem dúvida que é um excelente livro! Não é para qualquer pessoa, pois é um livro deveras violento e chocante. Existem imensos actos de violência terrível, mas em que o escritor consegue de uma maneira muito sua chocar-nos e tocar-nos mas sem nos "traumatizar". Existem imensas críticas à sociedade Sueca! Especialmente no que se refere aos bairros decadentes e às pessoas frias e infelizes com a vida que neles vivem e que só se apercebem do que é a vida no seu leito de morte.
 
A escrita deste autor é mesmo algo explêndido! Se fosse outro autor provavelmente o livro tornar-se-ia banal e só mais um livro que tinham tentado que fosse negro e real, mas com a sua escrita tornou-se na minha opinião um dos melhores do ano! Estou cheia de vontade de ler outro livro escrito por este senhor!

2 devaneios:

Elphaba disse...

Bem eu ando cheia de vontade de adquirir este livro, parace-me muito bom mesmo!

Não cheguei a ver o filme com muita pena minha porque o trailer estava excelente. Estou muito curiosa mesmo, até porque segundo me foi dado a entender estamos a falar de crianças que agem de forma muito adulta e a vertente psicológica parece ser muito forte!

Beijinhos Crazy*

Anónimo disse...

Também ainda não vi nenhum dos filmes, mas mal acabei o livro a primeira coisa que fiz foi arranjá-los! Sim, as crianças agem de uma forma deveras adulta e o livro é algo que não é para qualquer um, com, como disseste, uma vertente psicológica muito forte :)

bjs*

Enviar um comentário