quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O Jogador de Râguebi

Autor: Óscar Bustamante
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 288
Editor: Bizâncio
ISBN: 9789725304655
Colecção: Montanha Mágica

Sinopse:
A passagem da adolescência para a idade adulta nunca foi fácil, mas, quando além disso se fica interno numa escola privada na Inglaterra do pós-guerra, a experiência pode converter-se num inferno. António chega a Glee Hill, um colégio católico inglês, quando os seus pais decidem percorrer a Europa num esforço para salvar o casamento. O jovem chileno conhece o abandono e a rejeição por ser um estranho oriundo de um país inexistente para os seus novos companheiros. Durante aquele ano de exílio, vive a solidão e a ruptura das relações familiares com a forte convicção de que não pode continuar indiferente às temíveis verdades que pressente naqueles que o rodeiam. É no seu talento para o râguebi que António encontra uma arma para sobreviver e para se afirmar num mundo cheio de sinais confusos. Através dos laços que se tecem entre amigos e inimigos aprenderá que há vivências que nos fazem envelhecer num minuto e compreende que as suas consequências serão uma marca que carregaremos para a vida.


Opinião:
Os pais de António decidem que os seus dias de casamento feliz chegaram ao fim e num esforço para mudarem isso decidem percorrer a Europa, deixando assim o seu filho António num colégio interno, Glee Hill. António é chileno e com isso vêm imensos problemas. Sendo de um pequeno país totalmente desconhecido para todas as outras crianças do colégio católico, além de ser diferente - a cor da pele é uma das diferenças - delas, acaba por se tornar difícil a sua nova vida no colégio.

Um dia, enquanto estava a falar com um dos responsáveis pelo colégio, recebendo conselhos para começar a dar-se com as outras crianças, na brincadeira o responsável atira-lhe uma bola de râguebi e fica admirado pela forma como António a recebeu e a devolveu. É aí que António descobre algo que pode fazer no colégio, tentar-se juntar à famosa equipa de râguebi deste e entrar assim no espírito colegial!

Mas as coisas complicam quando o melhor jogador da equipa de râguebi vê o seu lugar posto em causa devido à entrada de António nesta. As coisas pioram quando esse rapaz começa a dar as suas atenções à "rapariga da igreja", uma rapariguinha muito bonita e delicada por quem António está totalmente caidinho! É assim que António e os seus amigos unem-se contra o outro jogador da equipa e as coisas não acabam assim tão bem quando isso...

Vou ser sincera, comecei a leitura deste livro sem expectântiva alguma, pois nunca tinha ouvido falar dele, mas a sinopse tinha-me despertado imenso a minha atenção. Assim movida por curiosidade fui lê-lo. Antes de mais este livro é um retrato muito chocante, por assim dizer, da sociedade daquela altura. Sim, eu sei como a sociedade era naquela altura, onde ser diferente e de outro lugar era longo uma forma de nos pôr de lado, mas ver isso pelos olhos de uma criança choca-me sempre, ver como eles já tinham esses "valores" entranhados em si. Este livro mostra esta realidade, e como ela pode dar muito mau resultado.

É um bom livro mas que no início me obrigou a "querer" lê-lo, porque o texto não é assim tão fluído, mas depois de entrarmos na história, sem dúvida que o podemos aproveitar bem.

0 devaneios:

Enviar um comentário