sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Frankenstein – O Filho Pródigo

Autor: Dean Koontz
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 304
Editor: Contraponto
ISBN: 9789896660635

Sinopse:
Cerca de 200 anos depois de ter criado o seu monstro, Victor Frankenstein (agora conhecido como Victor Helios), instalou-se em Nova Orleães. As suas experiências e a sua investigação estão cada vez mais sofisticadas; já não tem de roubar cadáveres em cemitérios para construir as suas criaturas, e desenvolveu uma tecnologia que lhe permite escapar ao envelhecimento. O seu plano consiste em propagar por Nova Orleães espécimes da sua Nova Raça de criaturas perfeitas, destinadas a exterminar e a substituir os «imperfeitos» seres humanos. A única criatura capaz de travar este plano diabólico é o misterioso Deucalião - o primeiro «monstro» criado por Frankenstein. Aparentemente imortal e indestrutível, Deucalião parece possuir também uma alma e uma consciência quase humanas. Mas será isso suficiente para impedir os planos do seu monstruoso criador?


Opinião:
Já se passaram mais de 200 anos desde que a famosa história de Mary Shelley aconteceu... Mas será apenas uma história? Afinal não nos podemos esquecer que por detrás de uma boa história há sempre uma inspiração...

Deucalião vive num mundo diferente agora. Longe do seu Pai, tenta reencontrar a paz e a calma necessária para criar uma vida longe de todo o seu passado e sofrimento. Mas tal muda imediatamente ao receber uma carta com uma grave notícia. Victor Frankenstein aparece nas notícias de um jornal recente. Seria minimamente normal tal acontecer se não fosse o caso de Victor ser um humano e o jornal provar que este após 200 anos do seu nascimento ainda se encontra vivo!! Com uma decisão tomada já há vários anos, Deucalião, a primeira criação de Frankenstein, decide ir à procura do seu criador e fazê-lo pagar por todos os crimes cometidos.

Nova Orleãos. A nova morada de Victor Frankenstein está a ser assombrada por uma onda crescente de assassinados. Mulheres ao acaso têm sido encontradas com partes dos seus corpos cortadas. Mas quando os detectives Carson e Michael pensam que o caso não poderia piorar, começam também a ser mortos homens, sendo abertos sem razão aparente. Em que medida estarão os crimes ligados?

Enquanto isso ainda observamos várias personagens criadas por Frankenstein. Tendo descoberto uma fórmula de se manter jovem e colocando os seus seres - a que dá o nome de Nova Raça - no mundo, Victor pensa que finalmente tem tudo o que quer e irá conseguir tornar-se num Deus do novo mundo! Mas as complicações começam quando estas criações perfeitas começam a agir contra a sua programação e a tentar descobrir o sentido da vida, enquanto procuram por algo que acham que lhes falta... a fórmula para a felicidade...

Num thriller psicológico simplesmente maravilhoso, somos guiados pelos diversos pequenos capítulos deste livro com uma mestria única que nos consegue pôr a construir um puzzle na nossa cabeça de todos os acontecimentos, enquanto nos são apresentadas as personagens e os seus dilemas. Essa ideia que o autor teve de fazer pequenos capítulos e de nos pôr a saltitar de lugar para lugar, é um dos grandes "truques" do livro. Faz com que estejamos sempre a querer ler mais, saber mais de todos os assuntos dos vários capítulos e quando nos apercebemos já acabámos o livro sem o termos conseguido largar!!

São-nos apresentadas inúmeras personagens, deste Deucalião, Victor Frankenstein, um serial killer a que chamam "Cirurgião", o Randal 6, a Erika 4, entre muitos outros. Estas personagens são muitíssimo bem desenvolvidas e conseguimos ver as coisas através dos seus olhos, sendo também através delas que o autor conseguiu transformar este livro não só num thriller psicológico, mas também num policial e um romance filosófico!

Sem dúvida um livro para todos os gostos que me deixou a desesperar para ler o próximo volume desta trilogia!!

1 devaneios:

Elphaba disse...

Fantástico não é?
Eu adorei, o próximo para Setembro... Ainda temos de esperar mas vale bem a contagem decrescente.

Beijinhos**

Enviar um comentário