segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Bruxa de Oz

Autor: Gregory Maguire
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 492
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724616834
 
 
Sinopse:
Quando Dorothy triunfou sobre a Bruxa Má do Oeste no clássico O Feiticeiro de Oz, de L. Frank Baum, apenas conhecemos a sua versão da história. Mas, afinal, quem era esta misteriosa Bruxa? De onde veio? Como se tornou tão malvada? E qual é, então, a natureza do mal?

A Bruxa de Oz conta a história de Elphaba, uma menina de pele verde, insegura, rejeitada tanto pela mãe como pelo pai, um pastor reaccionário. Na escola ela também é desprezada pela sua colega de quarto Glinda, a Fada Boa do Norte, que só quer saber de coisas fúteis: dinheiro, roupas, jóias. Neste contexto, ela descobre que vive num regime opressor, corrupto e responsável pela ruína económica do povo. Elphaba decide, então, lutar contra este poder totalitário, tornando-se na Bruxa Má do Oeste, uma criatura inteligente, susceptível e incompreendida que desafia todas as noções preconcebidas sobre a natureza do bem e do mal.

Gregory Maguire cria um mundo de fantasia tão fértil e vívido que Oz nunca mais será o mesmo. Mais de 2 milhões de exemplares vendidos nos EUA. Mais de um ano no top do New York Times.

 
Opinião:
Num dia cheio de acontecimentos estranhos nasce uma menina de pele verde, dentes afiados e personalidade apurada. O seu nome? Elphada, a famosa bruxa de Oz! Todos conhecem a história do feiticeiro de Oz, se não leram, já ouviram simplesmente falar sobre esse conto já adaptado ao cinema, mas e a história da famosa bruxa que foi morta ao atirarem-lhe com uma balde de água em cima? A bruxa que queria os sapatos que Dorothy retirou à mulher que morreu quando a sua casa lhe caiu em cima?
 
Elphaba cresce o mais normalmente possível para uma criança com pele verde e acaba por revelar um verdadeiro talento para a magia e uma preocupação pelos seres mágicos que já não se via há muito. Mas tudo muda quando essa preocupação a torna uma procurada a nível de todo Oz, quando ao falecer um dos professores da sua escola, um dos poucos animais que ainda possuia inteligência suficiente para falar, ela confronta o Feiticeiro de Oz, descubrindo que nem tudo é o que parece e acabando por passar à clandestinidade.
 
Há um ano mais ou menos consegui retirar da net o espectáculo da Broadway "Wicked" que foi baseado neste livro e simplesmente adorei!! Apaixonei-me pelo espectáculo! E por isso decidi ler o livrinho que tinha dado origem a tal obra de arte... e também adorei! Sim, é verdade, é muitíssimo diferente, especialmente porque a peça da Broadway acaba na primeira parte do livro, a parte da "escola", quanto Elphaba é mais nova. O final mantêm-se igual ao livrinho, mas de resto apenas o início. A segunda metade do livro é mais adulta, vemos uma outra Elphaba, que luta pelo que acredita e que tenta compensar os seus erros de criança.
 
A escrita é maravilhosa e o autor conseguiu criar uma história que nos faz adorar Elphaba, odiar a famosa personagem Dorothy e simplesmente ler, ler e ler! Todas as personagens são excelentes, todas as ideias neste livros são maravilhosas! E foi um livro que quando acabei deixou-me a pensar seriamente no que tinha acabado de viver ao ler o que li. Embora uma coisa tenha a certeza, este é daqueles livros que ou se venera, ou se odeia.
 
Há uma sequela para este livro "O Herdeiro de Oz", que irei sem duvida ler e todos vocês que estão a ler isto, vão arranjar o livrinho, pois é simplesmente fantástico!!

4 devaneios:

Anónimo disse...

Parece ser óptimo! :) Acho que vou dar uma chance a ele! *

Beijinhos! ;*

Elphaba disse...

Eu não gostei de "O Herdeiro de Oz" mas este, da bruxinha que me conquistou o coração, acho que vai ser especial para toda a vida... Fico muito contente por ler uma segunda opinião sobre um dos livros que adoro e, acima de tudo, uma personagem que venero.

Adorei a tua opinião :)

Mira disse...

Ñ consegui ler este livro. Estava bastante empolgada qd o comprei e foi uma desilusão total :S

Catarina disse...

Adorei a "Bruxa de Oz" e quero muito ver o Wicked".
É incrível como o Gregory Maguire transforma a nossa realidade em ficção e uma bruxa em heroína!

No final do "Herdeiro de Oz" o autor dava a entender um terceiro livro:

http://www.wook.pt/ficha/o-leao-de-oz/a/id/7419350

Enviar um comentário