Quem sou eu?

A minha fotografia

Anteriormente conhecida como v_crazy_girl, a 30 de Agosto de 2014 essa conta foi apagada, tendo assim decidido criar algo mais pessoal e próprio para o blogue literário de longa data.

Na Mesa de Cabeceira...

Na Mesa de Cabeceira...
"O Amor que Nos Une" de Megan Maxwell

Passatempo

Passatempo
Resultados!

Seguidores

Com tecnologia do Blogger.

Facebook

Arquivo do Blogue

segunda-feira, 25 de abril de 2011
Autor: Gregory Maguire
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 492
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724616834
 
 
Sinopse:
Quando Dorothy triunfou sobre a Bruxa Má do Oeste no clássico O Feiticeiro de Oz, de L. Frank Baum, apenas conhecemos a sua versão da história. Mas, afinal, quem era esta misteriosa Bruxa? De onde veio? Como se tornou tão malvada? E qual é, então, a natureza do mal?

A Bruxa de Oz conta a história de Elphaba, uma menina de pele verde, insegura, rejeitada tanto pela mãe como pelo pai, um pastor reaccionário. Na escola ela também é desprezada pela sua colega de quarto Glinda, a Fada Boa do Norte, que só quer saber de coisas fúteis: dinheiro, roupas, jóias. Neste contexto, ela descobre que vive num regime opressor, corrupto e responsável pela ruína económica do povo. Elphaba decide, então, lutar contra este poder totalitário, tornando-se na Bruxa Má do Oeste, uma criatura inteligente, susceptível e incompreendida que desafia todas as noções preconcebidas sobre a natureza do bem e do mal.

Gregory Maguire cria um mundo de fantasia tão fértil e vívido que Oz nunca mais será o mesmo. Mais de 2 milhões de exemplares vendidos nos EUA. Mais de um ano no top do New York Times.

 
Opinião:
Num dia cheio de acontecimentos estranhos nasce uma menina de pele verde, dentes afiados e personalidade apurada. O seu nome? Elphada, a famosa bruxa de Oz! Todos conhecem a história do feiticeiro de Oz, se não leram, já ouviram simplesmente falar sobre esse conto já adaptado ao cinema, mas e a história da famosa bruxa que foi morta ao atirarem-lhe com uma balde de água em cima? A bruxa que queria os sapatos que Dorothy retirou à mulher que morreu quando a sua casa lhe caiu em cima?
 
Elphaba cresce o mais normalmente possível para uma criança com pele verde e acaba por revelar um verdadeiro talento para a magia e uma preocupação pelos seres mágicos que já não se via há muito. Mas tudo muda quando essa preocupação a torna uma procurada a nível de todo Oz, quando ao falecer um dos professores da sua escola, um dos poucos animais que ainda possuia inteligência suficiente para falar, ela confronta o Feiticeiro de Oz, descubrindo que nem tudo é o que parece e acabando por passar à clandestinidade.
 
Há um ano mais ou menos consegui retirar da net o espectáculo da Broadway "Wicked" que foi baseado neste livro e simplesmente adorei!! Apaixonei-me pelo espectáculo! E por isso decidi ler o livrinho que tinha dado origem a tal obra de arte... e também adorei! Sim, é verdade, é muitíssimo diferente, especialmente porque a peça da Broadway acaba na primeira parte do livro, a parte da "escola", quanto Elphaba é mais nova. O final mantêm-se igual ao livrinho, mas de resto apenas o início. A segunda metade do livro é mais adulta, vemos uma outra Elphaba, que luta pelo que acredita e que tenta compensar os seus erros de criança.
 
A escrita é maravilhosa e o autor conseguiu criar uma história que nos faz adorar Elphaba, odiar a famosa personagem Dorothy e simplesmente ler, ler e ler! Todas as personagens são excelentes, todas as ideias neste livros são maravilhosas! E foi um livro que quando acabei deixou-me a pensar seriamente no que tinha acabado de viver ao ler o que li. Embora uma coisa tenha a certeza, este é daqueles livros que ou se venera, ou se odeia.
 
Há uma sequela para este livro "O Herdeiro de Oz", que irei sem duvida ler e todos vocês que estão a ler isto, vão arranjar o livrinho, pois é simplesmente fantástico!!

4 devaneios :

Cantinho Literário disse...

Parece ser óptimo! :) Acho que vou dar uma chance a ele! *

Beijinhos! ;*

Elphaba J. disse...

Eu não gostei de "O Herdeiro de Oz" mas este, da bruxinha que me conquistou o coração, acho que vai ser especial para toda a vida... Fico muito contente por ler uma segunda opinião sobre um dos livros que adoro e, acima de tudo, uma personagem que venero.

Adorei a tua opinião :)

Mira disse...

Ñ consegui ler este livro. Estava bastante empolgada qd o comprei e foi uma desilusão total :S

Catarina disse...

Adorei a "Bruxa de Oz" e quero muito ver o Wicked".
É incrível como o Gregory Maguire transforma a nossa realidade em ficção e uma bruxa em heroína!

No final do "Herdeiro de Oz" o autor dava a entender um terceiro livro:

http://www.wook.pt/ficha/o-leao-de-oz/a/id/7419350