sábado, 2 de abril de 2011

O Leitor

Autor: Bernhard Schlink
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 144
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789724120096
Coleção: Romance

Sinopse:
Michael Berg, um adolescente nos anos 60, é iniciado no amor por Hanna Schmitz, uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 36. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta, e finalmente fazem amor. Este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael.

Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes.

Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, O Leitor, é desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente. Já traduzido em 39 línguas, a obra foi adaptada ao cinema. Para além disso, este romance foi galardoado em 1997 com os prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt.


Opinião:
Michael é um rapaz que tem um caso com uma mulher 21 anos mais velha que ele, Hanna. Ela imprime nele uma sensação diferente, sente-se completo, rendido e arrebatado por aquela mulher! Ele vai visitá-la, falam, amam-se e ele le-lhe vezes sem conta diversos dos seus livros favoritos. E é neste ritmo diário que os dias de ambos se vão passando, até que Hanna desaparece misteriosamente sem lhe dizer nada.

É então que Michael fixa-se nos estudos, mostrando o seu brilhantismo escondido e uma forma de pensar muito matura para a sua idade, maturidade essa que este diz dever a Hanna. Mas é então que durante o curso de advogacia que está a tirar, surge a excelente oportunidade de ver ao vivo um julgamento relacionado com guardas de campos de concentração nazis. Qual não é a sua surpresa ao encontrar Hanna entre os julgados, como uma das principais culpadas. Uma Hanna mais velha, cansada, com pouco do seu antigo encanto, escondido pelo seu cansaço evidente e olheiras profundas.

Um livro com imenso sucesso muitas vezes prima pela linguagem nele inscrita. Este também prima por isso, mas de uma forma diferente, pois a linguagem é fluída e muitíssimo simples, o que faz com que seja uma leitura rápida e para qualquer pessoa. Cada capitulo tem no máximo cinco páginas que se lêem com uma grande rapidez.

Gostei imenso da história. Demonstra-nos várias mentalidades, vários sentimentos, várias pessoas que têm razão sobre o que dizem, mas que também não a têm... Mostra-nos a confiança de uma pessoa que mantem mentiras desnecessárias que a podem condenar simplesmente por querer manter o seu orgulho. Ainda não vi o filme, mas sem dúvida que o irei ver, além de que visto o livrinho ser tão pequenino é muito provável o filme conter as diversas informações nele descritas, o que é um bom sinal.

Leiam, que não se irão arrepender!

0 devaneios:

Enviar um comentário