quarta-feira, 8 de junho de 2011

Beber, Jogar, F*der

Autor: Andrew Gottlieb
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 192
Editor: Pergaminho
ISBN: 9789727119981

Sinopse:
O que é que um homem pode fazer quando oito anos de um casamento sólido e feliz culminam num divórcio amargo e litigioso? Como é que um homem assim pode redescobrir a sua virilidade, depois de anos de serões culturais, workshops de culinária e tardes de fim-de-semana passados às compras com a mulher? Só há uma solução: Beber, jogar e… bom, divertir-se o mais possível. Bob Sullivan era um marido fiel e dedicado até ter sido bruscamente abandonado pela mulher. Farto de ser o bom da fita, Bob decide gastar o dinheiro que lhe sobra (entre as contas do advogado e a pensão de alimentos) a viajar pelo mundo, a divertir-se e a dar cabo de alguns neurónios. Deixa a sua casa em Nova Iorque para ir beber até cair para o lado, na Irlanda, jogar dia e noite nos melhores (e piores!) casinos, em Las Vegas, e deliciar-se com os prazeres (não culinários) da carne na Tailândia. Depois de uma vida inteira a ser responsável, seguro e previsível, Bob decide entregar-se às suas fantasias mais loucas. Afinal, qual de nós nunca sonhou entrar num concurso de atirar facas à porta de um pub em Dublin? E o que poderá ser mais excitante do que ganhar uma fortuna num jogo de cartas para a perder logo a seguir com uma aposta completamente descabida num jogo de futebol? E quem sabe que prazeres se poderão desvendar numa cabana tropical nas profundezas de uma floresta tailandesa? Beber, Jogar, F*der é uma narrativa surpreendente, cheia de humor e deveras inspiradora, que revela como as mais profundas transformações espirituais também podem advir de comportamentos menos espirituais!


Opinião:
Todos devem conhecer o famoso livro "Comer, orar, amar". Embora possam não o ter lido (como é o meu caso, embora esteja agora cá em casa à espera da sua vez para ser lido), devem ter ouvido falar dele e se forem como eu devem ter pensado que este era uma versão masculina dele. E pelo que tenho lido, não é que é verdade?

Bob era um bom marido. Trabalhava arduamente para dar à mulher tudo o que ela queria e adorava-a. Mas quando a vida perfeita dele parecia estar a correr sobre rodas, a mulher abandona-o, deixando-o à deriva e sem saber o que fazer. Habituado a uma vida de casado, esta mudança radical que poderia ser como um milgare para milhares de homem é como a pior maldição para Bob.

Decidido a tornar isso algo bom, junta o dinheiro de todas as suas poupançar e decide gastá-lo "à grande e à francesa". O que ele agora quer mesmo é divertir-se! A sua primeira paragem está relacionada com o Beber. E qual o melhor sítio para o fazer senão na Irlanda? Um sítio onde bares é coisa que não falta, acabando inclusivé por se tornar conhecido em todos eles. E o Jogar? Acho que nem é preciso dizer...  Las Vegas! A terra do jogo, onde decobriu como até pode ser bom perder dinheiro! Por fim, como o próprio narrador diz, "E onde entra o F*der do Título"? Tailândia... O sítio perfeito para isso, mas que acabou a perfeição quando Bob descobriu que nessa cidade o F*der entra em demasia... E quando encontra a mulher que já havia conhecido no início do livro, acaba por descobrir que afinal as coisas podem correr melhor do que pensava.

O que me surpreendeu neste livro? Que ao lermos o título pensamos que o personagem principal vai ser daqueles sem princípios nenhuns, enganamo-nos bem! É um homem de bom carácter, correcto e que entrega-se aos diversos prazeres a fim de esquecer o casamento falhado. As piadas não são directas, são subtis e muitíssimo inteligentes, o que faz com que algo que poderia ser totalmente porco se torne divertido e sarcástico sem exageros.

Um livro que pode ir contra as expectativas mas que acaba por se tornar uma surpresa. Experimentem lê-lo, pois na minha opinião é daqueles livros que pode dar origem a várias opiniões diferentes.

0 devaneios:

Enviar um comentário