quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Casa dos Amores Impossíveis

Autora: Cristina Lopez Barrio
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 396
Editor: Noites Brancas
ISBN: 9789899711617

Sinopse:
Clara Laguna é uma bela jovem de olhos dourados,cuja vida está marcada pelo destino.Quando se apaixona por um caçador,a sua mãe avisa-a da maldição que impera sobre as mulheres Laguna:estão condenadas a sofrer por amor e a conceber mulheres que padecerão do mesmo mal. Depois de Clara engravidar,o caçador abandona-a e esta decide,por vingança, abrir um bordel na casa que ele lhe oferecera.É nesta mansão que a jovem dará à luz a sua filha Manuela. Num registo literário marcado pelo ambiente de realismo mágico que só os grandes escritores conseguem, vamos acompanhando a saga desta família. Uma história mágica e apaixonante que desperta os sentidos. Na tradição de Isabel Allende e Gárcia Marquez, o melhor do realismo mágico num livro que não deixará ninguém indiferente.Uma história mágica e fascinante repleta de amor,ódio,vingança e tragédia,na linha das sagas familiares da literatura.


Opinião:
Estranho mas mágico... É uma das frases que me aparece em mente ao falar deste livro. Não sabia bem o que esperar deste livro. Nunca tinha ouvido falar nele nem na autora antes do lançamento deste e das críticas que li nenhuma era suficientemente elaborada para poder logo criar uma expectativa (tanto baixa como alta). Foi assim que me aventurei por este livro sem expectativa alguma e apenas com uma grande curiosidade.

Clara é filha da bruxa da terra... Belíssima e objecto de desejo de inúmeros homens, Clara tinha uns belos olhos dourados e um corpo de morrer. Independente e lutadora, acaba por se apaixonar por um homem que por acaso tinha ido caçar para os lados onde ela morava (um excelente sítio para tal), um homem rico, com muitos títulos e terras. Mas não se devia ter apaixonado... Acontece que a família de Clara (a família Laguna), é conhecida por ser amaldiçoada, estando todas as mulheres dessa família condenadas a apaixonarem-se e a acabar por viver com o coração destroçado, dando sempre à luz filhas que iriam continuar a ter essa maldição.

A sofrer de amores, Clara decide vingar-se do caçador e quando este a abandona, deixando-a com uma enorme mansão para ela lá viver, Clara acaba por transformar essa mansão num bordel. E aí cresce a sua filha, Manuela, na cozinha com a cozinheira, uma verdadeira selvagem. Sendo a única das Lagunas feias, a filha de Clara sofre imenso e acaba por também engravidar, ganhando um novo objectivo de vida, limpar o nome Laguna...

Não tinha expectativas para o livro, mas gostei muito do que li... Sim, não é um livro que eu recomendo a todos, especialmente devido a ser tão estranho e a maneira da própria escrever da autora é muito artística, fazendo lembrar um quadro... transmite muitas cores, sentimentos, paisagens... As personagens são todas fortes à sua maneira, com emoções muitíssimo fortes e que vivem o momento como se fosse o último. Sofremos com elas e amamos com elas. Manuela, embora fosse uma das personagens mais más de todo o livro, foi a que me chamou mais a atenção a que me capturou mais, a que me deu mais vontade de continuar a ler. Uma personagem cujo crescimento e morte acompanhamos e que é a mais aprofundada de todas, sendo ela a levar os acontecimentos pelo caminho que o livro leva.

Um livro que me deixou sem uma opinião "finita"... Por um lado adorei o livro, por outro achei a acção muito rápida... embora ache que se fosse mais lenta tornava-se chata... No geral acho que reinou o gostar, embora o ache estranho.

Experimentem lê-lo, pois apenas assim poderão ter um opinião correcta e própria do livro.

0 devaneios:

Enviar um comentário