quinta-feira, 30 de junho de 2011

O Parente Mais Próximo

Autor: John Boyne
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 488
Editor: Ulisseia
ISBN: 9789725686584
Coleção: Ficção

Sinopse:
Londres, 1936. A ascensão de Hitler assusta o velho Continente, mas é o caso amoroso do Rei Eduardo VIII que domina as conversas desde as tabernas aos círculos mais restritos da aristocracia. Enquanto o Rei pondera abdicar do trono por amor a uma mulher casada, Owen Montignac espera a herança do tio para pagar a sua enorme dívida de jogo. Quando o dinheiro é atribuído à sua prima Stella, Owen vê-se obrigado a construir um plano maquiavélico para conseguir o dinheiro, salvar a posição social e para se ver livre, de uma vez por todas, dos agiotas. No meio de uma crise política Owen mantém-se vivo através da perspicácia e da imaginação, mas é a disponibilidade para matar que vai ditar o seu futuro.


Opinião:
Owen Montignac sempre soube como o seu tio gostava dele... sempre soube no seu coração que após a morte deste iria herdar todo o seu império e ser uma das pessoas mais ricas à face da Terra. Sempre soube como todos os seus problemas se iriam resolver após a morte do tio... Mas a sua vida dá uma reviravolta de 180º quando descobre que o tio, contra todas as tradições de passar a fortuna por linha masculina de sucessão, deixa no seu testamento de uma forma muito clara escrito que passa tudo para a sua filha, Stella.

Desapontado ou melhor, cheio de raiva e desejo de vingança, Owen vê-se em maus lençóis quando as suas dívidas de jogo aumentam e quando a pessoa a quem as deve dá-lhe um pequeno prazo para a entrega de milhares de dólares, ou para a escolha da sua própria morte.

Enquanto Owen tenta arranjar maneira de sobreviver, Lord Bentley, cavaleiro do reino e juíz do supremo tribunal, conhecido por ser totalmente imparcial e não se deixar influênciar por nada nem ninguém, está frente a frente com um processo de homícidio de um polícia por um homem que é primo em 3º grau do rei. Prometendo a si próprio não ser influenciado pelos media e pela esposa, Bentley toma a decisão que considera mais correcta, mas por vezes o futuro pode ser muito irónico e cruel...

De outro ângulo conhecemos Stella, a prima e amada de Owen que após herdar a enorme fortuna do pai tenta voltar a ligar-se ao primo, tentando tornar-se amiga deste, mas a grande inimizade de Owen pelo seu noivo é bem visível e por muito que Stella e o seu noivo tentem, Owen nunca irá gostar dele, chegando mesmo a fazer o impensável!

Muito, mas muito bom!!! Owen é uma personagem excelente e muitíssimo bem desenvolvida! Num livro em que se fala do que o ser humano é capaz de fazer para atingir os seus objectivos, Owen mostra o lado mais negro e cruel da natureza humana e ao longo do livro vemos questões que acabarão por ser respondidas... O seu tio morreu de causas naturais durante o sono? O desaparecimento dos Cézanne da galeria de arte foram obra de quem? Será que Gareth cometeu realmente o crime de que é suspeito? Andrew, irmão de Stella, morreu mesmo devido a um mau uso da sua parte de uma espingarda? E Stella... tropeçou simplesmente na mangueira!?

Owen é uma personagem complexa e de quem vemos diversas facetas. Deste o homem assustado e que se está a afogar em dívidas de jogo... ao homem misterioso que nem mesmo os amigos mais próximos podem afirmar que o conhecem realmente... ao homem que faz tudo por tudo para atingir os seus objectivos... ao homem apaixonado que tudo faz por amor...

Mas Owen não é a única personagem interessante neste livro. Todas elas são! Todas elas têm uma personalidade própria dotada do egoísmo que a espécie humana tem. Desde o rei Eduardo VIII, ao Lord Bentley, passando pelo filho e mulher deste, Delfy (o homem a quem Owen deve dinheiro)... Todos são personagens muito aprofundadas neste livro e únicas.

Embora no início me tenha sido complicado entrar na história, compreendo que aquele início do género "apresentação aprofundada" era muitíssimo necessário, pois é graças a ele que mais à frente entramos no livro de tal forma que não o conseguimos largar enquanto não o terminármos e percebermos se após tudo o que fez, Owen conseguirá seguir a sua vida como se nada se tivesse passada e se conseguirá dormir descansado...

Um livro que recomendo a todos e que me fez querer - e muito -, ler outros livros do autor!

0 devaneios:

Enviar um comentário