sábado, 18 de junho de 2011

Uma Grandiosa e Terrível Beleza

Autora: Libba Bray
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 352
Editor: Edições Gailivro
ISBN: 9789895578702

Sinopse:
Gemma Doyle não é igual às outras raparigas de postura irrepreensível, que só falam quando interpeladas, que conservam a postura, que permanecem deitadas e que pensam na Inglaterra quando lhes é pedido. Não, Gemma é uma ilha. Aos dezasseis anos é enviada para a Academia Spence, em Londres, após uma tragédia que assombrou a sua família na Índia. Sozinha, carregando o peso da culpa e propensa a visões do futuro que têm o mau hábito de se concretizar, Gemma é alvo de uma recepção gelada. Mas Gemma não está só… ela foi seguida por um jovem misterioso, que quer que a sua mente se feche às visões. Em Spencer os poderes de Gemma ganham força. Ela vê-se enredada com as raparigas mais influentes da escola e descobre a ligação da sua mãe a um grupo obscuro conhecido por a Ordem. E será aí que o seu destino a espera… se Gemma acreditar nele. "Uma Grandiosa e Terrível Beleza" é o tipo de livro que não conseguimos largar… É uma vasta tapeçaria de saias rodadas, de sombras dançantes e de coisas que se escondem na escuridão. É um retrato vivo da época vitoriana, altura em que as raparigas eram educadas para serem esposas de homens ricos… E é a história de uma rapariga que viu um caminho diferente.


Opinião:
Gemma quer ir para Londres para apanhar o início da temporada e começar a mostrar-se aos jovens ricos e importantes, em vez de estar num país que para ela nada de importante tem, a Índia. Tendo brigas todos os dias com a sua mãe com o propósito de a convencer a deixar ir, arrepende-se de tudo isso quando numa visão repentina vê a mãe a matar-se a si própria, para não ser levada por algo que andava atrás dela. E ainda se arrepende mais ao descobrir que a visão era real e que a sua mãe está realmente morta.

Acaba assim por se mudar para Londres... para a academia Spence, uma academia para jovens senhoras que mais tarde irão ser o centro das atenções... Nunca revelando como ocorreu na realidade a morte da sua mãe devido a ordens explícitas do pai, que embora não soubesse que ela vira a morte da mãe, sabia que esta tinha sido assassinada, Gemma tenta viver a sua vida o mais normalmente possível, descobre que as visões não a largam e que está a ser vigiada de perto por Kartik, uma rapaz misterioso que ela conheceu pela primeira vez na Índia e cujo pai foi morto na mesma altura e lugar da sua mãe e que apenas quer uma coisa... que ela feche a sua mente às visões...

Mas o que parecia um problema de "simples" visões, torna-se algo mais quando Gemma descobre que este seu poder pode conduzir a algo muito mais diferente, maravilhoso e... perigoso! Embora tenha o apoio das suas amigas, este poder acaba por alterá-las e faz Gemma comenter erros que simplesmente não poderá alterar.

Que surpresa tão agradável! A Gailivro voltou a apostar numa coleção maravilhosa, de tirar o fôlego e que nos prende do início ao fim! Com uma mistura de óptima escrita, uma história diferente e interessante e personagens muito curiosos, Libba Bray criou um novo mundo pelo qual eu me apaixonei! Numa época em que as jovens senhoras existiam apenas para servir os propósitos da família e o seu marido, Gemma tem opiniões que se podem considerar revolucionárias e uma vontade de lutar pelo que quer que se vai desenvolvendo ao longo do livro. Todas as personagens captaram alguma atenção da minha parte e adorei ver como a autora juntou a fantasia com o retrato daquela época em que jovens tinham que casar com pessoas com idade para ser seus avós só porque a família o queria. A escrita da autora é fácil de seguir e muito fluída. Achei a personagem de Kartik deveras curiosa e a partes finais dele ainda mais me curiosidade me deram e espero que este seja um personagem aprofundado nos próximos livros!

Um livro que embora deixe pontas soltas (afinal é uma trilogia), consegue criar um final sólido para uma das partes da história, a história principal deste livro. Sem dúvida uma muito boa aposta literária e agora fico a aguardar pelo próximo!!

0 devaneios:

Enviar um comentário