terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ema

Autora: Jane Austen
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 504
Editor: Europa-América
ISBN: 9789721061729
Coleção: Clássicos

Sinopse:
Ema é uma herdeira rica, inteligente e bela. Optimista, consciente da sua superioridade, segura de " si mesma, fiel respeitadora das ‹‹conveniências›› - enfim, o tipo acabado da "verdadeira senhora›› -, passa o tempo a combinar casamentos ‹‹convenientes" entre amigos e protegidos.
Um dia, sem arranjos prévios, ela própria é pedida em casamento pelo Sr. Knightley. Ema não assume um compromisso, mas não o desencoraja , debatendo-se com um drama interior: o pretendente é amado por uma das suas melhores amigas, a qual Ema deseja ver feliz e ‹‹convenientemente›› casada. No íntimo, porém, tem um sentimento de aversão ao casamento de Harriet com Knightley e não pelas questões de conveniência que tanto respeita: é que ela própria ama Knightley.
Ema cede finalmente a um amor que tem razões mais fortes que a própria razão.
 
 
Opinião:
Quem é que não conhece o nome Jane Austen? Apenas posso dizer que se não o conhecem algo de muito errado se passa com o vosso conhecimento literário! Jane Austen é uma das grandes escritoras de todos os tempos, tendo vários livros e praticamente todos eles foram considerados clássicos da literatura. Foi com isto em mente que decidi experimentar ler este livrinho e não foi em nada o que esperava.
 
Ema é uma rapariga de classe alta. Rica, inteligente, com umas maneira dignas de qualquer senhora, se não fosse a sua grande boca, Ema seria a mulher perfeita daquele tempo. E se não fosse claro a sua intenção de querer ser uma mulher livre o resto da sua vida e de nem sequer considerar a opção de casar! Mas isso não queria dizer que ela não quissesse ver as outras pessoas casadas. Antes pelo contrário. Emma é uma verdadeira casamenteira e cujos casais que junta são sempre do seu agrado e claro do agrado um do outro.
 
É então que Ema arranja um novo alvo... uma rapariga que não tem um nascimento tão alto como ela, mas cuja beleza faz Ema pensar imediatamente que esta merece um bom casamento! Mas tudo se complica quando o homem que esta rapariga ama, na realidade ama Ema...
 
Não consegui ler o livro todo... Custou-me tanto ler este livro! Não sei bem porquê, mas a verdade é que fazia um esforço descomunal para tal. Achei a personagem de Ema tão metidiça, tão cheia de si mesma e tão irritante que até me fez impressão! É verdade que naquela altura a maneira de pensar e agir era diferente de agora e talvez tenha sido por isso que não me consegui ligar com NENHUMA das personagens do livro... Mas a verdade é que mesmo tendo Jane Austen mostrado uma personagem feminina forte e inteligente, estas caracteríticas foram dirigidas de uma forma que não gostei e que sinceramente só me dava vontade de apertar o pescoço a Ema!! E a amiga dela... daquelas personagens que faz tudo o que os outros lhe dizem, com uma mente fraca e que estava sempre a seguir Ema como um cãozinho abandonado. Sim, pode ser algo um pouco "bruto" de se dizer, mas é o que eu achei e embora vá dar outra oportunidade a esta autora apenas o faço por dois motivos: é considerada uma grande autora intemporal e apesar de tudo gostei da sua escrita.
 
Vamos lá ver se o próximo livro dela corre melhor...

2 devaneios:

Jojo disse...

Obrigada pela tua sinceridade!
Por ser um clássico, algumas pessoas tendem a tecer elogios sem reparar nas falhas. Eu, quando não gosto de um clássico, não gosto e pronto. Estive com este livro nas mãos e li alguns capítulos mas, a Emma é mesmo irritante por isso, deixei-o. Talvez o leia mais tarde.

Anónimo disse...

De nada ;) Acho importante ser sincera e dar a minha opinião sincera sobre os livrinhos que vou lendo :D

Eu costumo gostar de clássicos... mas este... aquela Emma... não fui mesmo com a "cara" dela xD

Experimenta, pode ser que até gostes... Pelo que percebi deste livro há quem odeie e adore :P

bjs*

Enviar um comentário