domingo, 28 de agosto de 2011

Ferney

Autor: James Long
Edição/reimpressão: 2011
Páginas:456
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896571665
 
Sinopse:
Uma história de amor como nenhuma outra...
Mike e Gally Martin deviam encontrar-se idilicamente felizes quando se mudaram para uma moradia nova em Somerset. Mas depois de Gally conhecer Ferney, um camponês idoso que parece saber tudo acerca da casa e do seu passado, é dominada por uma estranha fixação.
O que atrai Gally e Ferney como ímanes? Como pode uma jovem sentir-se atraída por um homem idoso? Porque sente que há um misterioso elo entre eles? Ferney sabe que o tempo escasseia e que tem de a fazer compreender qual a ligação entre ambos: um laço que resistiu ao teste do tempo, que é mais profundo do que a vida ou a morte.
 
 
Opinião:
Gally nunca sentiu que pertencia em algum lugar... sempre se sentiu desligada de tudo e todos... a sociedade nunca lhe disse nada, as pessoas muito menos... A única pessoa com quem ela se conseguiu alguma vez relacionar foi com o marido Mike, tendo tudo começado porque ambos tinham uma paixão em comum, História. 
 
Após muitas negociações, Gally acaba por convencer o marido a sair da cidade e correm inúmeros lugares até que Gally encontra a casa perfeita. Uma casinha que embora precise urgentemente de ser remodelada tem um encanto antigo e enfeitiça Gally de uma forma que ela nunca pensou. Acabando por comprar a casa e decididos a reconstruí-la, tudo parecia ir correr na perfeição, até que aparece um velhote de nome Ferney e que mostra a Gally um mundo que ela nunca tinha descoberto, acabando esta por perceber a que algo a puxa e a faz ficar ao lado desta estranha personagem... O que será que "atrai Gally e Ferney como ímanes?".
 
É esta a pergunta respondida ao longo de todo o livro! Sinceramente no início foi-me difícil entrar no livro, mas mal começa a verdade a ser desvendada, o porquê de Gally e Ferney se atrairem daquela forma - que por sinal começa logo cedinho no livro -, fiquei pressa ao livro e não o larguei enquanto não o acabei! O autor tem uma escrita livre, mas ao mesmo tempo muito "correcta" e fluente. Um ponto muito positivo são as pequenas referências históricas que vamos encontrando ao longo de todo o livro, que são muito curiosas e acabam por se incluir de uma forma inteligente na vida das personagens.
 
Gally e Ferney são personagens muitíssimo bem desenvolvidas e deste o início sentimos uma atração por estas personagens e sofremos com elas, amamos com elas e queremos ao máximo saber mais sobre elas e descobrir o porquê de tal atração! Para além destas personagens temos também o marido de Gally que também se vai desenvolvendo ao longo do livro e que acaba por se encontrar no meio de uma situação inacreditável e muito perturbadora.
 
Sem dúvida um livro que superou as minhas expectativas. Um romance que quebra barreiras, diferente do que estamos habituados e que nos leva numa viagem intemporal e única! Recomendado!

2 devaneios:

isa disse...

não conhecia mas pelo que li agora aqui, fiquei rendida à história, gostava de ler :)
e se quiser venha espreitar algumas novidades em: www.atelierizzy.blogspot.com (bijuteria). obrigada e boa semana
:)

Anónimo disse...

Já estás adicionada nos favoritos há algum tempinho, adoro as tuas peças! :D

É um livro muito bom! Experimenta ;)

Enviar um comentário