domingo, 2 de outubro de 2011

A Mulher que Amou o Faraó

Autora: Maria Helena Trindade Lopes
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 256
Editor: Esfera dos Livros
ISBN: 9789896263119

Sinopse:
Quando Ísis, a velha cantora de Amon, abriu a porta da sua memória à neta Tity, estava longe de imaginar que iria entrar numa emocionante viagem ao encontro de si própria e da história recente do país dos faraós, o Egipto… Amenhotep IV, no ano cinco do seu reinado, decide abandonar Waset, terminar com o culto tradicional e fundar uma nova capital numa zona inóspita e desgastada pelos ventos, na margem leste do rio Nilo. Deu-lhe o nome de Akhetaton. O lugar da primeira vez. Era nesta nova cidade que sonhava escrever uma nova página da História do Egipto. Junto da sua mulher, a tão encantadora quanto perigosa Nefertiti, cuja beleza enfeitiçava os homens, e com o apoio do seu ajudante de campo, o confidente e fiel amigo Ahmés. Mas a intriga, a desconfiança e a traição instalam-se e o sonho cedo cai por terra, graças àqueles que lhe são mais próximos. Só uma pessoa permanece ao seu lado, a jovem Ísis, a cantora de voz doce, que tudo faz em nome de um grande amor. E cuja história de paixão e coragem é digna de ser contada durante muitas e muitas gerações.


Opinião:
Todos conhecemos a famosa história da bela Nefertiti, a mais bela mulher do mundo e do seu reinado. Mas será que conhecemos o seu reinado para além dela? Com quem é que Nefertiti se dava...? Quem era o seu verdadeiro amor? E esse amor, já tinha o coração ocupado? E a que lhe ocupava o coração, o que sentia relativamente à bela rainha?

É neste livro que as teias de diversas vidas se entrelaçam, mostrando-nos não como pano de fundo Nefertiti, mas sim Ísis, a belíssima cantora do reino, que embora não alcançasse a beleza da rainha, tinha o encanto e uma sensualidade que fazia qualquer um olhar para ela duas vezes e escolhe-la muitas vezes antes da rainha, pela sua inteligência, simpátia e encanto...

Mas quando duas mulheres tão interessantes e belas estão juntas, apenas pode significar uma coisa, problemas... Nefertiti está casada com o faraó, e Ísis com o melhor amigo deste, mas com o tempo estes 4 amigos de infância acabam por ter mundanças de coração e o que parecia tão simples no início, é muito mais complicado do que parecia...

Contado na primeira pessoa por uma Ísis já mais velha e cansada, sempre encantadora e apaixonada mas agora com uma inteligência e uma forma de ver as coisas que apenas a idade pode dar-nos, vamos descobrir quem era Ísis, como ela foi um centro de apoio do próprio faraó, maior que a própria Nefertiti.

A escrita da autora é maravilhosa, poética e todo o seu conteúdo é mágico e mostra-nos um outro mundo que já não existe nos dias de hoje, em que a magia existia realmente, onde o amor era algo que era muitíssimo importante e onde um simples olhar podia mudar tudo. Ísis é uma personagem deveras fascinante, e a forma como vê tudo o que lhe aconteceu, a forma como contou a história passado tantos anos vendo que os erros também foram seu, tornou tudo muito mais interessante.

Recomendado!

2 devaneios:

Anónimo disse...

Adorei este livro, dos melhors qe já li!
Para qem gosta de história e da história do antigo Egipto, recomendo vivamente.
BJS ;)

Anónimo disse...

Também gostei imenso! E a autora é muito simpática :)

Enviar um comentário