terça-feira, 1 de novembro de 2011

Nunca me Esqueças

Autora: Lesley Pearse
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 432
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892303178

Sinopse:
Até onde iria por amor?
Num dia… Com um gesto apenas… A vida de Mary mudou para sempre.
Naquele que seria o dia mais decisivo da sua vida, Mary - filha de humildes pescadores da Cornualha - traçou o seu destino ao roubar um chapéu.  O seu castigo: a forca.  A sua única alternativa: recomeçar a vida no outro lado do mundo.
Dividida entre o sonho de começar de novo e o terror de não sobreviver a tão dura viagem, Mary ruma à Austrália, à época uma colónia de condenados. O novo continente revela-se um enorme desafio onde tudo é desconhecido… como desconhecida é a assombrosa sensação de encontrar o grande amor da sua vida. Apaixonada, Mary vai bater-se pelos seus sonhos sem reservas ou hesitações. E a sua luta ficará para sempre inscrita na História.
Inspirada por uma excepcional história verídica, Lesley Pearse - a rainha do romance inglês - apresenta-nos Mary Broad e, com ela, faz-nos embarcar numa montanha-russa de emoções únicas e inesquecíveis.


Opinião:
Numa altura em que o povo vivia na pobreza, uma rapariga rouba um chapéu. Como castigo, será morta na forca... Mas propôem-lhe uma nova vida, longe do seu país, longe de tudo e todos, mas onde iria continuar viva, sendo o castigo da forca posto para trás das costas.
Decidida a manter-se viva em tão dura viagem, numa altura que a percentagem de mortes no transporte de prisioneiros era tudo menos baixa, Mary consegue cair nas boas graças do capitão do navio, do dirigente e de todos os que lá se encontravam. Dona de uma grande inteligência e manha, Mary consegue fazer com que as condições do navio melhorem e num pacto com o comadante consegue inclusivé dar aos prisioneiros breves momentos de ar livre, sol e esperança.
Acabando por ter um caso com um dos superiores do navio, Mary acaba por ter um lugar de destaque entre a tripulação do navio, acabando por se tornar grande amiga de três famosos prisioneiro. Um desses acaba por se tornar seu marido, um homem forte, belo, muitíssimo simpático e desenrascado.
Quando chegam à famosa colónia, todos os condenados pensam que os seus dias de infortúnio chegaram ao fim, mas tal ideia apenas dura nos primeiros meses, em que o trabalho árduo necessário para criar habitações, lojas, barcos e afins lhes ocupa todas as horas do dia. Começa assim a chegar a altura em que apenas os mais fortes e inteligentes sobrevivem e nessa categoria encontram-se Mary e o marido. Mas nada é perfeito e Mary acaba por descobrir que por vezes por mais trabalho árduo, amor e até mesmo inteligência que se tenha, a vida nem sempre é justa e tem-se que lutar com todas as forças para lhe sobreviver.

ADOREI! Numa tinha lido nada desta autora, mas posso assegurar que isso acabou e que irei ler outros livros dela! Sem dúvida alguma! Num romance que mistura história com ficção, é-nos apresentada Mary, uma rapariga de uma aldeia simples que num pequeno deslize acaba por ser condenada à forca. Numa altura em que o mundo se anda a expandir, torna-se das primeiras condenadas a ir para uma colónia e a primeira a fugir de uma delas sem ser apanhada no processo! Mas as condições de vida e o stress em que se vivia mudou muita coisa e as pessoas que ela pensava conhecer melhor acabaram por se revelar algo diferente e quando lhe nasce uma filha as coisas pioram, mas fazem com que esta mulher excepcional decida continuar forte, decidida e lutadora! Esta é sem dúvida uma das minhas personagens literárias femininas favoritas - literária? não sei bem se a posso caracterizar apenas como isso, afinal ela existiu mesmo. A sua personalidade, a sua inteligência, tudo nela tornou o livro mais rico e interessante.

Por outro lado temos também a escrita da autora que adorei! Fluída, não demasiado simples, mas muito perceptível, Lesley Pearse tem o poder de nos encantar e prender na sua escrita. As suas descrições fazem-nos parecer que estamos realmente na Cornualha, faz-nos sentir o sofrimento e amor de Mary e fazem-nos querer ler este livro sem parar!

Adorei e é sem dúvida um livro que recomendo!

0 devaneios:

Enviar um comentário