sábado, 21 de julho de 2012

A Concubina Russa

Autora: Kate Furnivall
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 584
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04167-8

Sinopse:
Uma poderosa história de amor, sobrevivência e lealdade, num fascinante e agitado momento da História.
Exiladas da Rússia após a Revolução Bolchevique, a bela e destemida Lydia e a sua aristocrática mãe refugiam-se em Junchow, na China.
Sozinha e sem recursos, Lydia serve-se da sua astúcia para sobreviver, ludibriando e roubando estrangeiros desprevenidos.
Nas ousadas investidas que faz pela cidade chinesa, Lydia cruza-se com um jovem comunista chinês, Chang An Lo, que a salva da morte certa, num perigoso confronto com as tríades chinesas.
Nesta atmosfera de perigo e exotismo, entre raptos, traições e o tráfico de ópio, Lydia e Chang apaixonam-se, desafiando o preconceito e a desonra.


Opinião:
Este foi um livro que me surpreendeu pela positiva. Com uma capa simplesmente fabulosa, que me chamou de imediato a atenção, a sinopse também ajudou. Mas o meu medo foi nunca ter ouvido falar muito deste livro e ter visto que era uma trilogia e que a Porto Editora (uma editora que costuma publicar as coleções do início ao fim) ainda não tinha publicado o segundo e terceiro volume. Mas ainda bem que arrisquei, porque adorei este livro do início ao fim!

Estamos em tempo de guerra e para sobreviverem, Lydia e a sua belíssima mãe vivem exiladas, escondendo-se na China. Longe de tudo o que conhecem, vivem com imensa dificuldade. A mãe de Lydia vive deprimida o tempo todo pois durante a sua fuga teve que deixar o amor da sua vida (e pai de Lydia) para trás, praticamente morto e Lydia descobre que tem um talento nato para roubar tudo o que consegue meter as mãos a fim de sobreviver.

Sendo descoberta uma vez a usar essa sua "arte", apenas se consegue salvar graças a Chang An Lo, um comunista chinês que a salva de uma morte certa e por quem ela sente de imediato uma grande curiosidade, curiosidade essa que a leva a arriscar a sua própria vida e ele a dele, enquanto tentam ultrapassar a diferença linguística e arranjam forma deveras imaginativas de comunicarem entre si. É através desta comunicação que cresce uma enorme amizade, mesmo estando tudo e todos contra este relacionamento que quebra barreiras e preconceitos.

Eu adorei este livro! Prende logo deste o início com as fantásticas descrições da autora que dão a sensação de estarmos naquele lugar, naquele tempo e ao lado dos personagens. A escrita é mesmo fenomenal e as personagens? Muito bem caracterizadas, aprofundadas, com personalidades vincadas e fortes que fazem com que queiramos ler mais sobre elas, ver quais os seus próximos passos e seguir de perto os seus pensamentos. A história também é por si só excelente. Uma história de amor clandestino. Um amor complicado de seguir, tanto devido aos tempos difíceis que a China passa politicamente, como pelas próprias ideias de Chan An Lo, além de que Lydia e a mãe embora ultrapassem tempos de grande pobreza não conseguem esconder a sua verdadeira classe social na Rússia.

Gostei muito e há-de ser um daqueles livros que quero ler a continuação e quem sabe futuramente a compre (em inglês)

3 devaneios:

Carla disse...

Olá
Bem devo dizer que ainda não o li exactamente pelos mesmos motivos que tu referis-te. Mas com uma crítica tão favorável acho que o vou levar para as minhas férias.
Boas leituras!

Natural.Origin disse...

A Concubina Russa...
:)

Anónimo disse...

Eu gostei muito deste livro Leitora :D
Tinha algo que me "puxava" para a leitura e adorei ;)

Enviar um comentário