quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Momenttus

Autora: Liliana Lavado
Páginas: 432
Editor: Edição de autor
ISBN: 9781476460062 

Sinopse:
Numa pequena vila costeira do norte do país, um acidente do destino faz com que dois mundos se toquem.
Ivana, uma adolescente sonhadora com cabelos cor de fogo, está prestes a viver o seu amor de infância com Bernardo, quando uma figura de negro envolta em mistério entra na sua vida trazendo consigo a magia e pondo tudo em causa.
Gabriel é a figura de negro, e o seu amor por Ivana vai reacender uma guerra ideológica no seio de uma sociedade nómada que desde o século XVII tem vindo a evoluir à margem do resto do mundo: os Hekat.
A sua história será rodeada por um conjunto de personagens muito singulares, algumas coloridas outras sombrias, mas todas complexas, procurando influenciar os dias e as noites numa luta pelo desfecho final em que acreditam.


Opinião:
Foi através do BookCrossing (que os meus seguidores mais antigos sabem que adoro) que conheci esta autora e li um dos seus livros. Liliana Lavado é uma autora já com alguns livros concluídos e que me surpreendeu imenso neste livro.

Ivana é uma adolescente normal. Tem um irmão gémeo muito brincalhão, tem uma melhor amiga com quem é unha com carne e uma vida que respira normalidade. O único momento do seu dia que lhe dá adrenalina é quando no caminho para casa é perseguida por vários cães pertencentes ao acampamento cigano que se encontra perto da sua casa. E foi precisamente numa destas correrias que Ivana, ao ser apanhada pelos cães é salva pelo dono destes, Gabriel, um rapaz muito misterioso que tem um efeito imediato em Ivana.

Mas não é só o efeito de Gabriel que a deixa confusa. É os seus aparecimentos e desaparecimentos misteriosos, é as suas palavras curiosas e estranhas e é também o seu amor e carinho demonstrados que deixam Ivana confusa e a querer saber mais sobre ele. Mas quando Ivana passa pelo acampamento dos ciganos após o incidente algo a deixa ainda mais confusa!! O acampamento está diferente. Rodeado de cores e alegria. Diferente do acampamento triste, pobre e solitário que ela via todos os dias ao voltar da escola. E ela sabe que isso algo tem haver com Gabriel. Mas o quê? Quem é Gabriel? O que se está a passar?

Estas e muitas perguntas surgem ao longo do livro e vão sendo respondidas também ao longo deste. Devo admitir que no início estava com receio do livro. Eu sou daquelas pessoas que ligo imenso à capa do livros e a capa da versão do livro que tinha em nada me chamou a atenção e na minha opinião não condiz muito com a história. Mas à medida que ia avançado na leitura deixei-me de importar com isso, pois esta envolveu-me e cativou-me ao contrário do que os meus receios me diziam que iria acontecer. Encontrei neste livro uma escrita simples e cativante, que prende o leitor e o leva a caminhar por uma história de amor com muita magia e mistério à mistura. A segunda parte do livro tem uma velocidade de acontecimentos muito emocionante e gostei imenso do final! As personagens secundárias deste livro também são importantes e vi-me a adorar o irmão de Ivana, um adolescente popular, divertido e que adora a irmã!

Esta foi a primeira autora portuguesa com livros já escritos que conheci que colocou no seu blogue um post a perguntar se alguém quereria participar num projecto de revisão dos seus livros, se alguém quereria ser leitor beta. Pelo que sei este projecto está a correr bem, estando agora os seus livros com melhor revisão e com capas lindíssimas. Este livro, Momenttus, na sua nova versão tem o nome de Inverso e uma capa fantástica! Uma capa que me iria de imediato captar a atenção e então aí nunca teria dúvidas que ia gostar do livro. Sem dúvida uma autora portuguesa que quero continuar a acompanhar!

2 devaneios:

Unknown disse...

Obrigada por teres aceitado participado neste projecto com os leitores-beta (apesar de o "Inverso" ter chegado a ti pelo Bookcrossing :)) que para mim tem sido fantástico. Não é apenas o aperfeiçoamento dos livros, são todos os leitores fantásticos que tenho tido o prazer de conhecer e que, como eu, são loucos por uma nova história :)
Foco muito contente que tenhas gostado de ler o "Inverso" e espero que seja o primeiro de muitos :)

Bj
Liliana

Anónimo disse...

Sim, gostei imenso :D
E sem dúvida que vai ser o primeiro de muitos :D

bjs*

Enviar um comentário