sexta-feira, 26 de abril de 2013

A Noite de Todas as Almas

Autora: Deborah E. Harkness
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 704
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724620121

Sinopse:
Num final de tarde de Setembro, quando a famosa historiadora de Yale, Diana Bishop, abre casualmente um misterioso manuscrito medieval alquímico há muito desaparecido, o submundo mágico de Oxford desperta. Vampiros, bruxas e demónios farão tudo para possuir o manuscrito que se crê conter poderes desconhecidos e pistas misteriosas sobre o passado e o futuro dos humanos e do mundo fantástico. Diana vê a sua pacata vida de investigadora invadida por um passado que sempre tentou esquecer: ela é a última descendente da família Bishop, uma longa e distinta linhagem de bruxas de Salem, marcada pela morte misteriosa dos pais quando era criança. E do meio do turbilhão de criaturas mágicas despertadas pela redescoberta do manuscrito surge Matthew Clairmont, um vampiro geneticista de 1500 anos de idade, apaixonado por Darwin. Juntos vão tentar desvendar os segredos do manuscrito e impedir que caia em mãos erradas. Mas a paixão que cresce entre ambos ameaça o frágil pacto de paz que existe há séculos entre humanos e criaturas fantásticas... e o mundo de Diana nunca mais voltará a ser o mesmo... Uma história arrebatadora que mistura História, magia, aventura e romance. Para os leitores de Dan Brown, J.K. Rowling, Stephenie Meyer e Elizabeth Kostova.


Opinião:
Este foi um daqueles livros que me chamou a atenção pela capa... Uma capa mágica e com muito mistério, o que adorei. Além disso a sinopse remete-me ao tipo de livros que gosto.

Diana é uma historiadora cuja especialidade é a alquimia. Sabe praticamente tudo sobre os alquimistas dos séculos passados e como esta arte está ainda presente na comunidade dos dias de hoje. Apaixonada por este tema, aprofunda-o ainda mais a fim de terminar o doutoramento, levando-a a requisitar um livro na biblioteca de Oxford. Estando o livro numa prateleira demasiado alta, não resiste a utilizar um pouco da sua magia para trazer o livro até si. Porque sim, Diana é uma bruxa. Uma bruxa que rejeita os seus poderes, pois foram os poderes dos seus pais que os mataram, deixando-a órfã deste pequenina.

Mas o que Diana não sabe é que o livro que foi buscar é O livro... Um livro procurado há anos por vampiros, demónios e bruxas! Um livro sobre a vida e a morte. Desde esse momento a vida de Diana muda radicalmente. Seguida por todos os seres possíveis e imagináveis, é então que conhece Matthew Clairmont, um vampiro de uma das linhagens mais antigas existentes. Uma linhagem quase tão antiga como a linhagem da família de Diana, um nome que todos no seu mundo conhecem. Mas e agora que Diana já não consegue encontrar o livro de novo? Que fará para afastar todos aqueles que o querem? Como irá voltar à sua vida normal?

Não estava com grandes expectativas para este livro. Curiosa sim, mas com altas expectativas não. Mas muito sinceramente gostei imenso do que li. Um livro que mistura história, com aventura, magia, vampiros e demónios super interessantes. As personagens são interessantes e queremos ficar a saber mais e mais sobre a relação entre Matthew e Diana, a sua relação no futuro e como será a descoberta de Diana em relação aos seus poderes, pois com o avançar do livro descobrimos que ela é muito mais do que espera e que há simples razões para não conseguir fazer feitiços simples, como levitar uma taça de cereais.

Matthew também tem muito segredos escondidos e é super protector relativamente a Diana, fazendo tudo o que está ao seu alcance para a ajudar, chegando por vezes a ser demasiado protector, o que acaba por irritar a própria Diana, que na sua mente considera que ele a trata como uma criança.

A escrita da autora é muito boa, embora por vezes se perca um pouco e comece a detalhar certos pormenores que simplesmente não interessavam no livro e que estarem ou não lá seriam a mesma coisa, partes essas que mesmo saltadas continuamos a perceber o livro e considero que esse foi o maior defeito do livro, o constante "encher chouriços" que se encontravam ao logo de toda a leitura.

De resto, um bom livro, história que promete e uma trilogia que irei acompanhar!

8 devaneios:

Ivonne Zuzarte disse...

Aiiii quero ler :) tenho esse livro desde o natal! quero muito, muito! Já saiu o 2º, mas é tão caro (quase 22€ o.O )...

Anónimo disse...

Mesmo :S eu esta coleçao (já li o segundo, a opiniao esta quase a sair) li emprestado... É que olho para os preços e desisto :S

Ivonne Zuzarte disse...

O primeiro custou-me cerca de 15€ mas o 2º é muito caro mesmo, fogo...

Unknown disse...

Olá.
Adorei este livro. Li-o numas férias há dois ou três anos e fiquei fã da autora. Aguardo a possibilidade de adquirir o segundo. Como aderi à Campanha da Wook no dia do Livro tenho um vale para descontar... Talvez seja nessa altura. :)
Boas leituras.

Carla disse...

Boa tarde,
Como se chama o segundo?É assim grosso como o primeiro?

Unknown disse...

Nas Trevas da Noite. Não sei se tem o mesmo tamanho....

Ivonne Zuzarte disse...

anda mais ou menos pelo mesmo, creio...

Anónimo disse...

O segundo é capaz de ter menos umas 30 páginas, por isso sim, aproximadamente o mesmo tamanho ^^

Sim André Nuno! Aproveita o vale, se gostaste do primeiro quase de certeza que gostas mais do segundo, revela mais umas coisinhas sobre o Matthew :D

Enviar um comentário